Vereadores sugerem melhorias em estação-tubo e parque

por Fernanda Foggiato — publicado 31/08/2022 16h15, última modificação 02/09/2022 07h10
As indicações são uma manifestação legal dos vereadores, mas não são impositivas.
Vereadores sugerem melhorias em estação-tubo e parque

A estação-tubo Carlos Gomes fica na rua Lourenço Pinto, na altura do número 190. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A ampliação da estação-tubo Carlos Gomes e a troca da areia da quadra de vôlei do parque Bacacheri são tema das sugestões ao Executivo aprovadas, nesta quarta-feira (31), pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). “Em horários de pico, a fila para fora da estação é assustadora e desumana”, afirma a justificativa da primeira proposição (205.00268.2022). 

Localizada na rua Lourenço Pinto, Centro da capital, a estação-tubo é usada pelos passageiros que fazem a integração com o município de Fazenda Rio Grande. “A estrutura física conta com aproximadamente 20 m², sendo 9 m² de extensão, espaço insuficiente para suprir as necessidades dos usuários, principalmente em dias chuvosos, de frio intenso, uma vez que é diária a formação de filas extensas para fora da estação-tubo, expondo os usuários daquela linha às intempéries climáticas da nossa cidade”, completa a indicação ao Poder Executivo 

A outra proposição, que tem como justificativa atender à demanda dos usuários da quadra de vôlei do parque Bacacheri, diz que a areia usada atualmente é de construção, “muito pesada para a prática da atividade” (205.00269.2022). A ideia é substitui-la pela areia de praia, “mais fina e adequada à prática de suas atividades físicas, além desta última ser tratada para a proliferação de fungos e bactérias e ser mais fácil de higienizar”.  

As iniciativas são assinadas, respectivamente, por Ana Júlia Ribeiro (PT) e Maria Leticia (PV). Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, as propostas. 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo. 

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).