Dia do Advogado Desportivo segue para sanção do prefeito
Com votação em segundo turno, Dia Municipal do Advogado Desportivo é aprovado e vai à sanção do prefeito. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Nesta quarta-feira (10), durante a sessão plenária, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram, em segundo turno, o Dia Municipal do Advogado Desportivo, a ser celebrado anualmente no dia 24 de janeiro (005.00501.2025). A iniciativa do vereador Bruno Rossi (Agir) recebeu 29 votos a favor. Com a aprovação, o próximo passo do projeto é ir à Prefeitura de Curitiba para a sanção ou veto do prefeito Eduardo Pimentel.
O projeto já havia sido debatido em plenário na sessão de ontem (9), na qual foi aprovado em primeiro turno. Segundo o vereador, a data é uma forma de motivar e valorizar a profissão de quem permite que o esporte seja feito com justiça. “O esporte é uma paixão nacional que enfrenta múltiplas relações jurídicas. A atuação dos advogados desportivos é de extrema importância para que haja de forma técnica, ética e responsável as orientações na defesa e no gerenciamento das carreiras dos atletas e na vida administrativa dos clubes”, explicou Bruno Rossi.
Utilidade Pública da Associação Esportiva Verona Cajuru é confirmada
Os vereadores da Câmara de Curitiba também confirmaram, em segundo turno, duas Declarações de Utilidade Pública. A primeira votação foi em favor da Associação Esportiva Verona Cajuru, de iniciativa de João da 5 Irmãos (MDB), com 30 votos favoráveis (014.00072.2025). Durante a votação, o vereador reforçou a importância da Utilidade para o esporte e para o desenvolvimento social da cidade.
A iniciativa já tinha sido aprovada na sessão plenária desta terça-feira (9), em primeiro turno. Para João da 5 Irmãos, o reconhecimento institucional valoriza o trabalho social desenvolvido no bairro Cajuru, onde a entidade atua com crianças e adolescentes desde 2021. “O principal objetivo da associação é ocupar o tempo das crianças com atividades esportivas e abrir oportunidades para um futuro melhor”, acrescentou o vereador.
Associação da Arquidiocese de Curitiba terá Utilidade Pública
Na sequência da votação das Utilidades Públicas, a segunda foi para a Associação Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba (ASAC). De autoria do presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), ela recebeu 28 votos a favor. A Utilidade Pública foi debatida ontem (9) na sessão plenária.
Segundo o presidente da CMC, a iniciativa reconhece o trabalho cultural, social e comunitário realizado pela entidade desde 2023. Fundada com a missão de preservar, promover e divulgar o patrimônio sacro e as tradições culturais da Arquidiocese de Curitiba, a ASAC tem fortalecido suas ações a partir de um trabalho permanente de articulação institucional e voluntária (014.00021.2025).
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba