Dia Municipal do Advogado Desportivo passa em 1º turno na Câmara de Curitiba

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 09/12/2025 17h25, última modificação 09/12/2025 17h30
Com 21 votos a favor, o projeto foi aprovado em plenário na Câmara de Curitiba.
Dia Municipal do Advogado Desportivo passa em 1º turno na Câmara de Curitiba

Vereador Bruno Rossi apresentou projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). (Foto: Júlia Schneider/CMC)

Nesta terça-feira (9), durante a sessão plenária, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votaram, em primeiro turno, sobre o Dia Municipal do Advogado Desportivo a ser celebrado anualmente no dia 24 de janeiro (005.00501.2025). A iniciativa do vereador Bruno Rossi (Agir) recebeu 21 votos a favor. O objetivo do projeto é reconhecer e valorizar o trabalho dos advogados desportivos de Curitiba. 

Esse projeto é importante não só para o âmbito da justiça, mas para o esporte e para os atletas. Celebrado anualmente no dia 24 de janeiro, a data é importante para reconhecer aqueles que atuam a favor do esporte. O esporte é uma paixão nacional e que enfrenta múltiplas relações jurídicas. A atuação dos advogados desportivos é de extrema importância para que haja de forma técnica, ética e responsável as orientações na defesa e no gerenciamento das carreiras dos atletas e na vida administrativa dos clubes”, explicou Bruno Rossi durante a votação do projeto de lei. 

O vereador acrescentou que apresentou esse projeto de lei na Casa a fim de valorizar esses profissionais que atuam na promoção de um esporte justo e ético.  “A data escolhida [24 de janeiro] não é por acaso. Ela marca a data da criação da Comissão do Direito Desportivo da OAB Paraná, sendo um marco significativo para a consolidação do Direito Desportivo em nosso estado”, discursou Bruno Rossi. Para o vereador, estabelecer a data é uma forma de motivar e valorizar a profissão de quem permite que o esporte seja feito com justiça. 

Votaram a favor: Andressa Bianchesi (União), Angelo Vanhoni (PT), Beto Moraes (PSD), Camila Gonda (PSB), Delegada Tathiana (União), Fernando Klinger (PL), Hernani (Republicanos), Indiara Barbosa (Novo), João Bettega (União), João da 5 Irmãos (MDB), Lórens Nogueira (PP), Marcos Vieira (PDT), Meri Martins (Republicanos), Nori Seto (PP), Professora Angela (PSOL), Sidnei Toaldo (PRD), Tiago Zeglin (MDB), Toninho da Farmácia (PSD), Vanda de Assis (PT) e Zezinho Sabará (PSD).  

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques