Vereadores conhecem Centro de Controle da Muralha Digital

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 21/10/2022 13h45, última modificação 21/10/2022 14h08
Agendada por frente parlamentar, a visita foi acompanhada pelo secretário Péricles de Matos.
Vereadores conhecem Centro de Controle da Muralha Digital

Vereadores Nori Seto, Herivelto Oliveira, Sidnei Toaldo e Mauro Bobato prestigiaram a agenda. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

A Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, na tarde desta quinta-feira (20), sua primeira visita técnica. Recepcionados pelo secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, os vereadores conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) da Muralha Digital, de videomonitoramento da cidade. O projeto funciona no Instituto Cidades Inteligentes (ICI).

“O movimento da inovação e tecnologia é notável e irreversível no nosso dia a dia. Nesta primeira visita ficamos impressionados com o que os meios digitais podem fazer, se usados de forma integrada com outras soluções, como já acontece na Muralha Digital. Queremos ampliar a visão da Câmara de Curitiba para esse tema, pois o futuro já chegou”, relatou o vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente da frente parlamentar.

O CCO da Muralha Digital foi inaugurado em janeiro de 2021. Hoje, segundo a Prefeitura de Curitiba, conta com mais de 1,4 mil câmeras instaladas em locais estratégicos, como vias públicas, parques, praças, Ruas da Cidadania, a Rodoferroviária, escolas e cemitérios. A central também deve gerir as imagens capturadas pelas câmeras de viaturas e do uniforme da Guarda Municipal.

Nos locais onde as câmeras estão presentes, de acordo com estatísticas do Executivo, foi registrada uma redução de 40% na criminalidade. Em junho passado, durante fala no plenário da CMC, o secretário Péricles de Matos também lembrou do papel do projeto para o “sensoriamento de toda a estrutura de trânsito”.

Segundo Oliveira, novas visitas e ações serão agendadas, em breve, para que a CMC se aproxime ainda mais do ambiente tecnológico curitibano. “Somos a cidade eleita como a mais inovadora do Brasil e isso nos orgulha. Os vereadores precisam estar abastecidos de conhecimento, para que possam debater, apresentar projetos e aprovar leis que mantenham a cidade na vanguarda.” 

Além de Oliveira, compareceram à visita os vereadores Nori Seto (PP) e Sidnei Toaldo (Patriota); e membros da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação. A vice-presidente do grupo de trabalho, Amália Tortato (Novo), foi representada por um assessor. Mauro Bobato (Pode) não integra a frente parlamentar, mas também prestigiou a atividade.

A Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação foi criada em junho deste ano, com o objetivo de acompanhar temas como a implantação do videomonitoramento inteligente da Muralha Digital e o funcionamento da bilhetagem eletrônica do transporte público. Também integram o grupo de trabalho os vereadores Ezequias Barros (PMB), Hernani (PSB), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Pier Petruzziello (PP), Professor Euler (MDB) e Sargento Tânia Guerreiro (União).