Incentivo para prevenção do diabetes em crianças será votado na terça

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 21/10/2022 12h20, última modificação 21/10/2022 13h32
Projeto prevê a distribuição de um kit com material didático sobre a prevenção da doença aos estudantes, todos os anos, por ocasião do Dia Mundial do Diabetes.
Incentivo para prevenção do diabetes em crianças será votado na terça

A ideia é que a Prefeitura de Curitiba utilize a data de 14 de novembro para a campanha. (Foto: Arquivo/CMC)

Chegando perto da comemoração do Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vota, nesta terça-feira (25), a criação de um programa de conscientização de crianças e adolescentes sobre a doença. De iniciativa do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), o Programa ABC Diabetes é destinado às escolas municipais e prevê a distribuição de um kit com material didático sobre a prevenção do diabetes aos estudantes (005.00175.2021 com substitutivo 031.00023.2022).

No substitutivo, Alexandre Leprevost recomenda o uso do material didático elaborado pelo projeto KIDS, da Federação Internacional dos Diabetes No seu portal, a federação informa que o kit já é utilizado em dez países, “atingindo 340 mil crianças e 19,8 mil professores em mais de 2 mil escolas”. A ideia da proposição é que a Prefeitura de Curitiba utilize a data de 14 de novembro para distribuir esse material didático na rede pública e privada de ensino.

Para tirar do papel o projeto, a iniciativa prevê a realização de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), desde que elas tenham “ampla capacidade técnica na área da diabetes”. O município já possui uma lei municipal prevendo campanhas de conscientização sobre a doença, mas Alexandre Leprevost entende que a lei municipal 10.631/2002 não cumpriu seu objetivo.

“A diabetes é uma doença cada vez mais comum entre as crianças e os adolescentes, que pode ser controlada e tratada de maneira rápida e eficaz, desde que exista uma devida educação e orientação sobre o tema. Por isso queremos incentivar a educação sobre o tema nas escolas, pois pode ajudar na identificação e encaminhamento rápido ao tratamento adequado”, defende Leprevost, na justificativa.