Câmara de Curitiba apoia a Semana Lixo Zero de 2022

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Alex Gruba — publicado 21/10/2022 17h15, última modificação 25/10/2022 15h59
Comissão de Meio Ambiente aderiu à campanha, que tem como tema “Lixo Zero é Coletivo e Comunidade”.
Câmara de Curitiba apoia a Semana Lixo Zero de 2022

Presidente da Acuba, Iva Aparecida Pierrote Moreira alerta ao descarte de lixo comum em meio aos recicláveis. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), por meio do apoio da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, participa da 13ª edição da Semana Lixo Zero, de 21 a 30 de outubro. O movimento, realizado em cidades brasileiras e de mais oito países latino-americanos, busca conscientizar sobre o consumo e a responsabilidade dos resíduos produzidos.

Coordenadas pelo Instituto Lixo Zero, a campanha tem como tema, em 2022, “Lixo Zero é Coletivo e Comunidade”. O calendário oficial de eventos de Curitiba também conta com a Semana Municipal Lixo Zero, criada pela lei 14.767/2015. Assim como o movimento nacional, as atividades ocorrem na última semana do mês de outubro.

“É urgente pensar em formas de lidar adequadamente com os resíduos. Envolver a Câmara e a Comissão de Meio Ambiente nessa iniciativa é muito relevante, ainda mais para mostrar o importante trabalho feito pelos recicladores”, afirma a presidente do colegiado, vereadora Maria Leticia (PV).

"Esse ano estamos na 13ª edição da Semana do Lixo Zero, uma iniciativa muito importante na mudança de comportamento da sociedade, para uma atitude mais sustentável, melhorando o descarte correto do lixo, reutilizando produtos e reduzindo o consumo dos recursos naturais, que são finitos", completa o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Nori Seto (PP).

O conceito de lixo zero consiste no aproveitamento e no correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. A ideia é reduzir ou até mesmo acabar com o envio desses materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. A responsabilidade, dentro dessa proposta, cabe à indústria, ao comércio, aos consumidores e ao poder público.

Também são propostos os quatro erres do lixo zero: repensar, para que materiais que poderiam ser reciclados não vão parar no lixo comum; reutilizar, pensando em outros usos para os resíduos, como aproveitar os versos das folhas de papel; reduzir, gerando cada vez menos lixo; e reciclar, aproveitando os resíduos, em vez de sobrecarregar os aterros.

Catadores de recicláveis
Com o apoio dos membros da Comissão de Meio Ambiente, a Diretoria de Comunicação Social da Câmara divulgará reportagens, além de vídeos em suas redes sociais, ao longo da Semana Lixo Zero. A primeira visita, na manhã desta sexta-feira (21), foi à sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos do Bairro (Acuba). No local, 24 cooperados trabalham na separação e na destinação dos materiais coletados pelo “Lixo que não é lixo” da Prefeitura de Curitiba.

“Quase 50% do que vem é lixo orgânico, dependemos do que vem no caminhão. A maioria dos trabalhadores aqui são idosos e não têm condições de ir a rua com o carrinho fazer a coleta”, contou a presidente da Acuba, Iva Aparecida Pierrote Moreira. “O rejeito que vem do lixo orgânico acaba dificultando nosso trabalho. A gente trabalha por produção e o lixo acaba não tendo serventia.”

Segundo a presidente da Acuba, os cooperados costumam achar fraldas, papel higiênico e restos de comida em meio aos resíduos, inutilizando os materiais recicláveis. Até um animal morto, afirmou Iva, já foi encontrado. Ela ainda deixou um apelo à população: “Eu gostaria sim que eles separassem direitinho o que é reciclável e o que é lixo orgânico. Porque para nós é um trabalho, né! E a gente também está defendendo o meio ambiente. Olha quantas tonelada de lixo nós não deixamos ir para o aterro. É o futuro dos nossos filhos, dos nossos netos, né?”.

Na próxima semana, a Diretoria de Comunicação trará mais reportagens e vídeos sobre a coleta, a separação e a destinação dos resíduos na cidade de Curitiba.

Para acessar mais fotos da visita à Acuba, é só clicar na imagem abaixo e conferir o álbum no Flickr da CMC:

21/10/2022 - Semana Lixo Zero

*Estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.