Notas da CMC: 12 questões debatidas na Câmara de Curitiba neste 19 de agosto
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta terça-feira (19) do Legislativo da capital do Paraná.
Memória do Massacre da Praça da Sé I
“Em 19 de agosto de 2004, na Praça da Sé, em São Paulo, 15 pessoas em situação de rua foram brutalmente violentadas e sete delas morreram”, relembrou Vanda de Assis (PT). Na opinião da vereadora, a data é um marco na luta pelos direitos da população em situação de rua, que segundo ela já soma mais de 300 mil pessoas. “Nós não podemos ignorar isso. Aqui em Curitiba, nós temos mais de 4 mil pessoas em situação de rua à espera de políticas efetivas”, cobrou.
Memória do Massacre da Praça da Sé II
“Não podemos tornar invisível a existência das pessoas que estão em situação de rua, nem tratá-las com desumanidade”, completou Vanda de Assis. A parlamentar defendeu o reconhecimento dos direitos dessa população e a criação de políticas públicas que permitam o direito à moradia, à saúde mental e tratamento digno. “As pessoas não escolheram morar na rua. A rua não é moradia, não é lar de ninguém”, concluiu.
Vereador comemora criação de parque I
Leonidas Dias (Pode) utilizou a tribuna para celebrar a inauguração pelo prefeito Eduardo Pimentel do Parque Papa Francisco, no bairro São Lourenço. De acordo com o vereador, o parque é 52ª unidade de conservação da cidade e já se configura como um importante espaço de preservação do meio ambiente e de lazer para as famílias da região norte da capital. “Obrigado ao prefeito pela conclusão de mais um importante espaço de lazer para a comunidade”.
Vereador comemora criação de parque II
Um outro aspecto importante do Parque Papa Francisco, completa Leonidas Dias, é a sua função de conter as enchentes do Rio Belém e reduzir o assoreamento no lago do Parque São Lourenço. O parlamentar disse morar próximo ao local e ser testemunha dos recorrentes alagamentos que ocorriam no espaço nas últimas três décadas. “O novo parque conta com uma área de lazer, com pista de caminhada em concreto armado”, elogiou. Leonidas recordou que a obtenção da área pelo Poder Público foi aprovada pela Câmara Municipal, e exaltou a importância do trabalho parlamentar no desenvolvimento da cidade.
Trens: vereador cobra medidas urgentes de segurança I
Marcos Vieira (PDT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar medidas urgentes que aumentem a segurança nas passagens de nível dos trens em Curitiba. O vereador destacou o recente acidente com um adolescente de 13 anos, atropelado por um trem no bairro Sítio Cercado. O menino, que é autista, sobreviveu, mas perdeu parte dos dedos do pé e quebrou os dentes, informou Vieira. Segundo o parlamentar, a linha férrea, que corta bairros populosos e até o centro da cidade, já não é compatível com a atual realidade urbana. Embora defenda a retirada definitiva dos trilhos da área urbana, Marcos Vieira ressalta que o processo é longo e que medidas emergenciais não podem mais ser adiadas.
Trens: vereador cobra medidas urgentes de segurança II
O vereador do PDT citou como exemplo a passagem da rua Nova Esperança, no Sítio Cercado, que ele disse ser usada diariamente por estudantes, trabalhadores e comerciantes, mesmo sem possuir “proteção adequada”. “Já aconteceram diversos acidentes ali e a população continua exposta ao risco. Portanto, fazemos aqui um apelo: que a Prefeitura e os órgãos responsáveis tomem providências imediatas. É urgente instalar cancelas, placas e tudo o que for necessário para preservar vidas. Não podemos esperar novas tragédias para agir”, afirmou.
Melhorias no transporte coletivo I
Renan Ceschin (Pode) anunciou, durante a sessão plenária, ter protocolado projeto de lei (005.00606.2025) que determina a instalação de adesivos com QR Code nos pontos de ônibus de Curitiba, que direcionem os usuários a um sistema com informações sobre o transporte coletivo, entre elas os horários dos ônibus, itinerários, tarifas e formas de pagamento. Conforme o vereador, o objetivo é facilitar a vida de quem utiliza o transporte público, especialmente os turistas. O vereador lembrou também de outra iniciativa de seu gabinete parlamentar, na qual sugeriu à Prefeitura a instalação de tomadas para carregamento de celular nas estações-tubo. “Quem tem carro já tem o hábito de carregar o celular no veículo e quem utiliza o transporte público também tem essa demanda”, justificou Ceschin, que disse ter sinalização positiva do Poder Público de que a medida vai ser colocada em prática.
Melhorias no transporte coletivo II
Outro tema relacionado ao transporte foi a fiscalização dos elevadores e rampas de acesso nas estações-tubo, que o vereador disse realizar constantemente com sua equipe, de forma a garantir a acessibilidade para as pessoas com deficiência e todos que necessitam. Renan Ceschin citou como exemplo o tubo da praça do Expedicionário, que segundo ele “está sem o elevador e sem a rampa”. “Já fizemos o pedido à Prefeitura e obtivemos uma resposta positiva, de que será feita a rampa de acesso”, comemorou.
Fala Curitiba aponta prioridades em Santa Felicidade I
Sidnei Toaldo (PRD) destacou na tribuna a participação da comunidade de Santa Felicidade na etapa final do Fala Curitiba, realizada ontem na rua da Cidadania da Regional. Segundo ele, o encontro foi muito produtivo e reuniu moradores e lideranças locais, que elencaram as dez prioridades para a região. Entre as principais demandas, Toaldo citou a construção do Espaço Saúde na Unidade de Saúde União das Vilas, a ampliação de exames e consultas especializadas, a criação de um campo sintético na praça Dr. Manoel Lourenço Branco, no bairro São Braz, e a revitalização das ruas Jacobe Breda e Bôrtolo Parise. A comunidade, segundo o vereador, também pediu a construção de um CMEI no conjunto Santa Helena e reforçou a necessidade de melhorias viárias nas ruas João Azolin e Nicolau José Gravina, acessos importantes para o Parque Barigui e o Cemitério Parque Iguaçu.
Fala Curitiba aponta prioridades em Santa Felicidade II
A presença do prefeito Eduardo Pimentel no Fala Curitiba de Santa Felicidade foi elogiada por Sidnei Toaldo. Segundo o parlamentar, o prefeito participou primeiro de um encontro no Fazendinha e depois seguiu para a regional, onde ouviu diretamente as demandas da comunidade. Toaldo ressaltou que esse compromisso mostra uma gestão municipal próxima da população e destacou que hoje, às 18h30, haverá reunião do Plano Diretor na Regional, oportunidade para levar pautas ao IPPUC, como a revisão do zoneamento no bairro Cascatinha. O vereador afirmou ainda que acompanhará de perto a demanda pelo Espaço Saúde na Unidade de Saúde União das Vilas. “Já estive lá algumas vezes e vi que até a cozinha é usada como sala de reunião. Precisamos oferecer estrutura adequada tanto para os usuários quanto para os profissionais”, disse.
Homenagem aos 81 anos da Fiep I
Rafaela Lupion (PSD) registrou a celebração realizada nesta segunda-feira (18) em comemoração aos 81 anos de fundação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Em seu pronunciamento, a parlamentar destacou a importância da entidade para o desenvolvimento do Estado, ressaltando sua contribuição na geração de empregos, oportunidades, arrecadação tributária e fortalecimento da economia. “Cada empresa, cada posto de trabalho criado representa transformação na vida das pessoas, do trabalhador que conquista sua vaga na indústria e leva sustento para casa”, afirmou.
Homenagem aos 81 anos da Fiep II
A vereadora estendeu os cumprimentos ao presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, e também aos diretores, conselheiros, colaboradores e industriais que fazem parte da federação. Lupion frisou que a Fiep homenageou em sua celebração o deputado federal Pedro Lupion (PP), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária do Brasil, que recebeu a Láurea de Honra ao Mérito, e o ministro emérito Paulo Guedes, distinguido com o Pinheiro de Ouro. “Deixo aqui minha homenagem e meus parabéns à Fiep e aos seus homenageados. Vida longa a todos, e vida longa à Fiep, que é motivo de orgulho para o Paraná e ajuda a transformar o nosso Paraná em um lugar melhor para a indústria e para o Brasil”, declarou a vereadora.
Vice-reitora da UFPR apresenta projeto do HCzinho I*
A sessão plenária desta terça-feira (19) foi suspensa para que a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Girardi Fachin, se manifestasse sobre o projeto do HCzinho, unidade de pediatria do Hospital de Clínicas. Ela destacou que "o HCzinho vem suprir a lacuna de atendimentos de média e alta complexidade em pediatria" e que ampliará os atendimentos do hospital "em quatro vezes, passando de oito leitos de UTI pediátrica para 35, e de 30 leitos de internação para 120, além de quatro salas cirúrgicas dedicadas exclusivamente a crianças".
>> Assista à sessão plenária!
Vice-reitora da UFPR apresenta projeto do HCzinho II*
Os projetos de arquitetura e de engenharia do HCzinho, de acordo com Fachin, foram financiados pela Itaipu Binacional. A nova estrutura será construída ao lado do prédio central do Hospital de Clínicas, no Alto da Glória, e as obras têm previsão de início no segundo semestre de 2026. Antes da sessão plenária desta terça, a Associação Amigos do HC e os vereadores discutiram emendas parlamentares para apoiar iniciativas da instituição. A atividade interna foi realizada pela Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara de Curitiba.
Plano Diretor tem penúltima oficina comunitária
Os vereadores Sidnei Toaldo (PRD) e Laís Leão (PDT) comunicaram a realização, nesta terça-feira (19), da penúltima oficina comunitária para diagnóstico do Plano Diretor de Curitiba. A atividade será na rua da Cidadania de Santa Felicidade (rua Santa Bertila Boscardin, número 213), das 18h30 às 21h30.
Bancada de oposição define nova liderança*
Requerimento assinado pela antiga líder da oposição, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), indicou a vereadora Vanda de Assis (PT) como nova líder da bancada. Camilla Gonda (PSB) assume a primeira-vice-liderança e Professora Angela (PSOL), a segunda-vice-liderança da oposição (042.00031.2025). As duas últimas funções eram desempenhadas, respectivamente, por Professora Angela e por Vanda de Assis.
Bloco e partido têm novos líderes na CMC*
Também houve mudanças no bloco parlamentar formado pelas federações Brasil da Esperança, que reúne os vereadores de Curitiba do PT e do PSB, e do PSOL/Rede. Angelo Vanhoni (PT) assumiu a liderança, em substituição a Camilla Gonda (PSB). Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) e Professora Angela (PT) assumiram, respectivamente, os cargos de primeira e de segunda-vice-líder (042.00030.2025). Outro requerimento alterou as lideranças da bancada do PT, que agora tem à frente Giorgia Prates. Já os vereadores Angelo Vanhoni e Vanda de Assis passam a ocupar a primeira e a segunda-vice-liderança, respectivamente (042.00029.2025).
Supressão de árvores na avenida Manoel Ribas*
A vereadora Laís Leão (PDT) solicitou informações oficiais ao Executivo sobre os cortes de árvores realizados na avenida Manoel Ribas, no bairro Mercês. Ela questiona as justificativas técnicas da supressão e se existe laudo de risco ou autorização emitida pela Prefeitura (062.02142.2025) .
Podas de árvores em Curitiba motivam requerimento*
À Prefeitura de Curitiba, o vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações oficiais sobre o tempo médio para a execução de podas de árvores na rua Schiller, no bairro Alto da XV. O parlamentar questiona o prazo para a realização do serviço e os motivos da eventual demora no atendimento dos protocolos (062.02143.2025).
>> Confira todos os requerimentos do pequeno expediente!
Solicitadas informações sobre o 20° BPM*
Em pedido de informações oficiais externas à administração municipal, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) direciona questionamentos à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e ao comandante-geral da Polícia Militar do Paraná. A parlamentar aborda a situação do 20° Batalhão da Polícia Militar, localizado na praça da Liberdade, no Bairro Alto. Ela pergunta se houve o encerramento das atividades naquela unidade e, em caso afirmativo, indaga a data em que isso aconteceu, os motivos e o atual endereço do batalhão (074.00048.2025).
Dia do Conservadorismo ganha nova coautora*
A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) requereu o ingresso na coautoria do projeto de lei que institui o Dia do Conservadorismo em Curitiba, proposta de Olimpio Araújo Junior (PL) que já havia recebido a adesão da Delegada Tathiana Guzella (União). A ideia é que a data seja celebrada em 29 de abril, em homenagem ao nascimento de Olavo de Carvalho (1947-2022), filósofo, escritor, professor e influenciador político, com a proposta de reconhecer, celebrar e promover os valores, ideias e princípios conservadores considerados relevantes para a história e cultura brasileira (005.00428.2025 e 414.00141.2025).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba