Parlamento Jovem: novos vereadores mirins tomam posse nesta quarta-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/08/2025 11h40, última modificação 19/08/2025 11h47
Programa de educação política é desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) em parceria com a Câmara de Curitiba.
Parlamento Jovem: novos vereadores mirins tomam posse nesta quarta-feira

A posse dos novos vereadores mirins da capital será durante a sessão ordinária. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) dará posse a mais uma legislatura do “Parlamento Jovem”. O programa está na sua 7ª edição e é promovido em parceria com o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). Os novos vereadores mirins da capital serão recepcionados pelos parlamentares que integram a 19ª Legislatura no começo da sessão plenária, que começa regimentalmente às 9h. Na sequência, vão participar da simulação da votação de um projeto de lei e do Jogo da Eleição.

O Parlamento Jovem é um programa de educação política, no qual a experiência dos estudantes começa com a realização de uma eleição simulada, passando pela posse, até chegar à elaboração dos projetos de lei fictícios e a votação da proposta. A etapa do pleito eleitoral é coordenada pela Escola do Judiciário do TRE-PR, com quem a Câmara de Curitiba firmou um convênio de adesão ao projeto, em 2017. A partir da posse, fase que acontece no Legislativo, o programa é coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, em parceria com o Deprole (Departamento de Processo Legislativo), que faz a capacitação dos jovens eleitos.

A legislatura da 7ª edição do programa será formada por quatro vereadores titulares, e quatro suplentes. Os alunos integram as comunidades escolares de quatro instituições: os colégios estaduais Cívico-Militar Beatriz Faria Ansay, que fica no Tatuquara; Cívico-Militar Senador Manoel Alencar Guimarães, do bairro Mercês; Professor Francisco Zardo, localizado em Santa Felicidade; e João Mazzarotto, do Capão Raso.

Conheça os participantes da 7ª edição do programa:

→ Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Faria Ansay
Mariah Isabella Gonçalves Bonfim Princival (vereadora)
Mariana Valentim dos Santos (suplente)

→ Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Faria Ansay
Matheus Miguel Vinharski Melo Matias (vereador)
Gabriel Mikoski dos Santos (suplente)

→ Colégio Estadual Professor Francisco Zardo
José Lucas da Silva Guimarães (vereador)
Nathalia Kawane Ferreira Dias (suplente)

→ Colégio Estadual João Mazzarotto
Pietro Luiz Vidolin (vereador)
Lucas Augusto De Lira Mendes Vasconcelos (suplente)

Como será a edição de 2025?

Na edição de 2025, após a posse no Palácio Rio Branco, os estudantes não vão debater um projeto fictício, como aconteceu nos anos anteriores. Desta vez, na sessão simulada que acontecerá no auditório do Anexo 2 da CMC, os vereadores mirins vão se dividir em dois grupos, um contrário e outro a favor, para analisar e votar um projeto de lei real, que tramita no Legislativo, como se estivessem no próprio plenário.

Na sequência, está programada uma edição exclusiva do Jogo da Eleição para os participantes do Parlamento Jovem. Esta é uma ferramenta lúdica que simula o processo eleitoral voltada às instituições de ensino públicas e privadas. A ação é promovida pela Escola do Legislativo, com a participação de servidores de outras áreas da CMC. A proposta é ensinar os jovens, de maneira descomplicada, sobre questões como voto consciente, cidadania e combate à corrupção.