Câmara firma convênio com TRE-PR e adere ao Parlamento Jovem

por Assessoria Comunicação publicado 08/11/2017 16h35, última modificação 21/10/2021 10h58

A Câmara de Curitiba aderiu ao programa Parlamento Jovem, coordenado pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e desenvolvido pela Escola Judiciária do Paraná. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (8), pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), e pelo presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, em reunião na sala da presidência da Câmara.

Segundo o projeto, alunos de nove colégios estaduais poderão se filiar a partidos “de fantasia”, disputar convenções, ser candidatos e simular, no Legislativo, a votação de projetos. A ideia da criação desses partidos, sem conotação política, é debater temas de interesse da cidade e desenvolver nos estudantes a consciência sobre o processo político.

De acordo com o desembargador Adalberto Xisto Pereira, o convênio, que está sendo estabelecido em diversos municípios do Paraná, tem o objetivo de levar ao conhecimento dos jovens e à população em geral a representatividade do Poder Legislativo “e resgatar a importância do trabalho que os parlamentares executam e do papel do Poder Legislativo”.

Para Serginho do Posto, é importante que a sociedade entenda como acontece o processo político. “Vivemos uma democracia plena, porém o entendimento político passa pelo amadurecimento do jovem, em especial desses que provavelmente irão votar pela primeira vez no ano que vem”, disse. Para o presidente da Casa, conhecer o Legislativo ajuda a sociedade como um todo “em especial a classe jovem, para que ela conheça a atribuição do poder público e tenha um diálogo com o seu representante”, pontuou.

Nesta edição, o programa Parlamento Jovem será realizado com alunos da Escola Estadual Ernani Vidal e dos colégios estaduais Professor Narciso Mendes, Euzébio da Mota, Homero Baptista Barros, Francisco Azevedo Macedo, Júlia Wanderley, Senador Manoel Alencar Guimarães e dos colégios Bagozzi e Madalena Sofia.

Acompanharam a reunião que firmou o convênio os primeiro e segundo secretários da Câmara, vereadores Bruno Pessuti (PSD) Mauro Ignácio (PSB), respectivamente, além do diretor geral da Câmara, Nilton Cordoni.