Vereadores confirmam Dia da Cultura Coreana em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/08/2023 12h35, última modificação 29/08/2023 14h41
Criação do Dia da Cultura Coreana foi confirmada pelos vereadores de Curitiba e agora depende da sanção pelo prefeito.
Vereadores confirmam Dia da Cultura Coreana em Curitiba

Câmara de Curitiba tem sessões plenárias de segunda a quarta-feira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu, nesta terça-feira (29), a votação do projeto de lei com o objetivo de celebrar anualmente, em 12 de fevereiro, o Dia da Cultura Coreana. A iniciativa é do vereador Pier Petruzziello (PP) e insere a data no calendário oficial de eventos da cidade. Com 23 votos “sim” e 2 abstenções na análise em segundo turno, a proposta será encaminhada para a sanção ou o veto do prefeito Rafael Greca.

Conforme a proposição, os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil em 1963 e hoje se estima a presença de 50 mil pessoas de origem coreana com residência no Brasil, “sendo o Paraná um dos estados que abrigam as maiores comunidades” (005.00076.2022). Petruzziello explicou, durante a votação em primeiro turno, nesta segunda (28), que o 12 de fevereiro foi escolhido para a comemoração após debate com a comunidade coreana em Curitiba.

Outros dois projetos foram confirmados em plenário nesta manhã. Saiba quais:

  • A Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Grêmio Beneficente Real Vilinha Kids também foi confirmada pelos vereadores e será encaminhada para a análise do Executivo. Proposto por Marcelo Fachinello (Pode), o projeto teve nova votação unânime, com 28 “sim”. A organização sem fins lucrativos, fundada em junho de 2020, promove atividades nas áreas esportiva e social com a missão de “promover através do esporte e da cultura o resgate de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e oportunizar, através de suas habilidades, a construção e o desenvolver de uma carreira” (014.00023.2023).

  • O projeto de resolução com os nomes dos 30 homenageados na próxima edição do Prêmio Servidor Público Padrão, destinado a funcionários públicos ativos e inativos, depende da promulgação pelo presidente da Casa, e não da sanção pelo prefeito. A proposta, assinada pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, teve 26 votos “sim” e 2 abstenções (096.00001.2023). Os prêmios entregues pela CMC, assim como a entrega dos títulos de Cidadania Honorária e de Vulto Emérito de Curitiba, são regulados pela lei complementar 109/2018.

Realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, as sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.