Curitiba terá Dia da Cultura Coreana em fevereiro

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 28/08/2023 18h10, última modificação 29/08/2023 10h39
Comemoração do Dia da Cultura Coreana foi aprovada na Câmara de Curitiba em primeiro turno e terá nova votação.
Curitiba terá Dia da Cultura Coreana em fevereiro

O autor, Pier Petruzziello, explicou que a data para a celebração, dia 12 de fevereiro, foi escolhida com a comunidade coreana. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (28), os três projetos de lei que constavam na ordem do dia para a análise em primeiro turno. Uma dessas propostas, assinada pelo Pier Petruzziello (PP), inclui o Dia da Cultura Coreana no calendário oficial de eventos da cidade. A data deve ser comemorada anualmente, em 12 de fevereiro.

A proposta de lei teve 27 votos positivos e 2 abstenções, na análise em primeiro, e retorna à pauta, na sessão desta terça (29), para a confirmação em plenário (005.00076.2022, com o substitutivo 031.00052.2022). Petruzziello explicou que o dia 12 de fevereiro, escolhido para a comemoração, foi definido junto a representantes da comunidade coreana em Curitiba.

A data, cita a justificativa da proposição, “representa o início das relações que uniram os povos e as culturas de Brasil e Coreia”. “De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da República da Coreia, atualmente 50 mil pessoas de origem coreana habitam no Brasil, sendo o Paraná um dos estados que abrigam as maiores comunidades. Os registros da imigração coreana remontam ao ano de 1963”, completa.

Saiba, a seguir, quais os outros dois projetos que a Câmara de Curitiba aprovou em primeiro turno, nesta manhã. As segundas votações também estão previstas para a sessão desta terça.

Grêmio Beneficente Real Vilinha Kids

Em primeiro turno unânime, com 28 votos “sim”, os vereadores aprovaram a Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Grêmio Beneficente Real Vilinha Kids, organização sem fins lucrativos, fundada em junho de 2020 (014.00023.2023). A entidade tem como missão “promover através do esporte e da cultura o regate de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e oportunizar, através de suas habilidades, a construção de o desenvolver de uma carreira”, por meio de atividades nas áreas esportiva e social. A autoria é do vereador Marcelo Fachinello (Pode).

Prêmio Servidor Público Padrão

Com 27 votos “sim” e 2 abstenções, plenário também concordou com o projeto de resolução que reúne as indicações dos vereadores à próxima edição do Prêmio Servidor Público Padrão, destinado a funcionários públicos efetivos, ativos ou inativos, que tenham se destacado em suas atividades (096.00001.2023). A proposta é assinada pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e traz o nome de 30 homenageados. Os prêmios entregues pela Câmara, assim como os títulos de Cidadania Honorária e de Vulto Emérito de Curitiba, são regulados pela lei complementar 109/2018.

Realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, as sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.