Notas da CMC: 6 pontos abordados pelos vereadores no dia 29 de agosto

por Pedritta Marihá Garcia e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 29/08/2023 17h19, última modificação 29/08/2023 17h19
Dia Nacional de Combate ao Fumo, tarifa zero, prestação de contas, convite, visitas e outros assuntos abordados pelos vereadores na sessão plenária da CMC.
Notas da CMC: 6 pontos abordados pelos vereadores no dia 29 de agosto

Notas da CMC da sessão plenária do dia 29 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário.

Dia Nacional de Combate ao Fumo*

“Hoje (29) celebramos o Dia Nacional de Combate ao Fumo. É uma oportunidade de nos conscientizarmos sobre os danos causados pelo tabaco à sociedade, à economia e ao meio ambiente. Curitiba tem muito a comemorar.” O comentário é do vereador Tico Kuzma (PSD), ao destacar a lei 13.254/2009, de sua autoria, que há 14 anos proibiu o consumo de tabaco em ambientes coletivos fechados

Comissão Especial do Transporte

Depois de ter a discussão adiada na segunda-feira (28), a pedido do líder do prefeito, Tico Kuzma (PSD), o requerimento que pede a prorrogação do prazo da Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero foi retirado de pauta. A solicitação partiu de Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente do grupo. A proposição (084.00003.2023) prorrogava o funcionamento do colegiado temporário por mais 120 dias. O vereador explicou que deve apresentar novo requerimento, pedindo a prorrogação por um prazo menor que quatro meses.

Prestação de contas, visitas e convite ao Ministro das Comunicações*

João da 5 Irmãos (União) usou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para realizar uma prestação de contas a população de Curitiba e aos demais vereadores. “Estive em Brasília com o objetivo de trazer recursos a nossa cidade”, informou o parlamentar. Em viagem oficial nos dias 23 e 24 de agosto, João da 5 Irmãos esteve junto ao deputado federal Geraldo Mendes (União) e com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. “Em reunião com integrantes da equipe do Ministério das Comunicações, deixamos um convite para que possam vir a Curitiba, bem como tratar sobre o acesso à conectividade digital nas comunidades mais vulneráveis da nossa cidade”, finalizou.

Alterações viárias em Curitiba*

Marcos Vieira (PDT) pede informações à Secretária Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran) sobre a programação de alteração do sentido das ruas que fazem acesso Colégio Estadual Inês Vicente Borocz, no bairro Sítio Cercado (062.00655.2023).

Áreas livres de cobertura florestal para habitação popular*

Requerimento de pedidos de informações oficiais do vereador Marcelo Fachinello (Pode) indaga a Prefeitura de Curitiba sobre as áreas livres de cobertura florestal, conforme lei 15.511/2019. O parlamentar questiona ainda o andamento das ações previstas para promover a ocupação destas áreas livres para fins de habitação de interesse social (062.00656.2023).

Registro de visitas e aniversário na sessão plenária*

O aniversário da ex-vereadora Julieta Reis, comemorado nesta terça-feira (29), foi lembrado em plenário, pelos vereadores Mauro Bobato (Pode) e Marcelo Fachinello (Pode). Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias barros (PMB), de Matheus Pizzato. Também foi recepcionado em plenário pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello, o prefeito da sua cidade natal, Realeza (PR), Paulo Cesar Cazaril, acompanhado por Valdair Moreira, Moacir Fiamosine e Pedro Dias. 

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba