Tribuna Livre celebra 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

por Mauricio Geronasso, especial para a CMC* — publicado 24/06/2022 11h32, última modificação 24/06/2022 11h32
Presidente do Conselho Regional de Psicologia, Renata Mendonça, falará aos vereadores.
Tribuna Livre celebra 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

O Brasil é o país com o maior número de psicólogos no mundo. (Foto: Divulgação/Pexels)

Antecipando as celebrações pelos 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil, a presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR), Renata Campos Mendonça, falará aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na próxima quarta-feira (29). A convite da vereadora Carol Dartora (PT), a presidente do CRP-PR utilizará o espaço da Tribuna Livre, durante a sessão plenária, para apresentar o panorama atual da profissão. Renata Mendonça é funcionária pública estadual e atua com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação (076.00020.2022).

A Psicologia no Brasil teve início das suas atividades como ciência e profissão no início do século 20, mas somente em 1962, com a lei federal 4.119/62, tornou-se uma profissão regulamentada. No dia 27 de agosto, é celebrado os 60 anos de regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), atualmente o país conta com mais de 425 mil profissionais devidamente registrados e habilitados.

No requerimento da Tribuna Livre, a presidente do CRP-PR adianta que falará do papel da psicologia nos dias de hoje, diante do “advento histórico da pandemia”, considerando os “fatores sociais, políticos, econômicos e culturais” do país nos últimos 60 anos. Renata Mendonça também promete “apontar a visão da psicologia brasileira como ciência e profissão para os próximos 20 anos, considerando sua diversidade, multiplicidade de áreas e fazeres distintos do exercício da psicologia”.

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – seguindo acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento, indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para a prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. Confira, no site institucional, os assuntos discutidos nas outras Tribunas Livres de 2022.

 

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva