Sob o risco de perder jogos da Copa, Helio Wirbiski questiona gastos na Arena

por Assessoria Comunicação publicado 23/01/2014 16h20, última modificação 21/09/2021 11h11

O vereador Helio Wirbiski (PPS) protocolou, na tarde desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal, requerimento de pedido de informações à prefeitura de Curitiba questionando sobre eventuais recursos públicos aplicados na reforma da Arena da Baixada para receber jogos da Copa do Mundo 2014.

Wirbiski diz estar surpreso com as informações veiculadas na imprensa sobre o risco de a cidade deixar de ser uma das sedes da competição. “Sempre que perguntávamos aos representantes oficiais, tanto da prefeitura quanto do estado, a informação era de que estava tudo dentro do prazo e que seria concluído à tempo. Ficou a impressão de que os governos estiveram reféns da CAP/SA”, concluiu.

No documento (062.00016.2014), o parlamentar pede uma planilha com os gastos detalhados do município na obra: aportes diretos; através de agências financiadoras; infraestrutura no entorno do estádio. Também há questionamentos sobre quais garantias foram dadas para a realização da obra, além dos títulos de potencial construtivo, bem como a origem dos recursos.

O parlamentar afirma que é favorável à Copa, mas também à transparência. “Caso não haja o evento, como fica o dinheiro gasto nas desapropriações no entorno do estádio?”, indagou. Para ele, a sociedade tem o direito de conhecer e participar das negociações que estão sendo realizadas, “fiscalizando cada centavo gasto, simplesmente porque é esta sociedade quem vai pagar a conta”, completou Wirbiski.