Sessão solene na CMC marca abertura do Outubro Rosa em Curitiba

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 06/10/2021 09h38, última modificação 06/10/2021 09h38
Proposta pela vereadora Noemia Rocha, a sessão contou com a presença de voluntários, médicos e sobreviventes do câncer de mama.
Sessão solene na CMC marca abertura do Outubro Rosa em Curitiba

A sessão remota foi transmitida pelos canais da CMC e teve mais de 60 participantes. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, na última sexta-feira, dia 1º de outubro, uma sessão solene para marcar a abertura da campanha do Outubro Rosa, mês que marca a campanha global de conscientização e combate ao câncer de mama. De iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB), a sessão solene foi realizada de forma remota e transmitida pelo canal do Youtube da CMC.

Em Curitiba, a lei 15.082/2017, de iniciativa do ex-vereador Dr. Wolmir Aguiar, instituiu o mês no calendário oficial da cidade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que já foram registrados 66.280 novos casos no Brasil, em 2021.

Na abertura do evento, Noemia Rocha compartilhou sua história com a doença – perdeu a mãe para o câncer de mama e duas das quatro irmãs dela já tiveram a doença. A vereadora disse que a ideia de iluminar o Palácio Rio Branco de rosa, em homenagem à campanha, partiu dela, durante seu segundo mandato. Hoje, a CMC muda a iluminação do palácio em apoio a diversas campanhas e datas diferentes ao longo do ano.

Entre os convidados da sessão, estiveram Tânia Maia Gomes, Embaixadora Internacional da Paz e Embaixadora do Bem, sobrevivente do câncer de mama; Dr. José Linhares, médico mastologista; Simone Braga Côrtes, que também superou a doença e deu seu depoimento; a pastora Marlici Santos, que realizou uma prece; e Fernanda Marçal, idealizadora e fundadora do Instituto Mulheres que Inspiram (IMQI).

A sessão ainda contou com a apresentação do Conjunto de Sinos da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB). O conjunto, formado por mulheres, apresentou a música “Descansarei”, de Reuben Morgan.

Depoimentos
Tânia Gomes usou seu tempo para contar a história do movimento para os presentes. A campanha nasceu nos anos 1990, em Nova York, nos Estados Unidos, cidade que na época possuía altos índices da doença. No Brasil chegou em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A Embaixadora da Paz também aproveitou para brindar, pois no dia estava comemorando 20 anos do final de seu tratamento contra o câncer de mama.

Esse é um Outubro Rosa histórico. É um mês em que estamos saindo ainda da pandemia, então deixamos de fazer muitos exames e muitos diagnósticos não foram realizados. É importante que este Outubro Rosa seja uma retomada dos cuidados com a saúde em relação ao câncer de mama”, ressaltou o Dr. José Linhares, durante sua fala.

O médico também reforçou a importância do autoexame e da mamografia, disponível pelo SUS para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Cerca de 63% das mulheres em idade para o exame deixaram de realizá-lo durante a pandemia. “Quem procura acha, e quem acha cura”, finalizou Linhares.

Simone Braga Côrtes, vitoriosa contra o câncer de mama, deu seu depoimento de sua casa em Cascavel, no oeste do estado, uma vez que a sessão era remota. Depois de ser acometida pela doença duas vezes e precisar retirar ambas as mamas, a dentista fundou o movimento Cascavel Rosa, que luta também por políticas públicas que possibilitem às pacientes de câncer de mama avançado possuir acesso igualitário a tratamentos modernos.

Tânia Gomes voltou a falar, para trazer mais alguns dados, além parabenizar e homenagear todas as Embaixadoras do Bem e voluntárias, que promovem ações e trabalham na conscientização e combate à doença. A ativista também falou sobre seu projeto Chaveiro da Vida, que já teve a oportunidade de apresentar na Polônia, na Malásia, além de outros lugares no Brasil, somando cerca de 100 mil pessoas atingidas. Ela ainda fez um convite para a abertura da mostra De Peito Aberto, no shopping Jockey Plaza, entre 7 e 31 de outubro, realizada por ex-pacientes do câncer de mama.

José Linhares mencionou a possibilidade da realização de uma audiência pública sobre o assunto na CMC, e a vereadora Noemia Rocha disse estar aberta e reforçou o elogio ao projeto. Em seguida foi realizada uma homenagem a todas as Embaixadoras do Bem presentes, que exibiram seus certificados da CMC e falaram frases de esperança e gratidão.

Noemia Rocha encerrou a sessão agradecendo a presença de todos, após a terceira apresentação do coral da PIB da noite. A vereadora também ressaltou que se tornou parlamentar após uma vida toda como voluntária e ativista social. Você pode assistir a esta e outras sessões, reuniões e audiências pelos canais digitais da CMC, como Youtube, Twitter e Facebook.

Sessão Solene Agentes Comunitários de Saúde
A solenidade em homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, agendada para esta segunda-feira (4) foi adiada. Noemia Rocha (MDB), autora da iniciativa, informou que uma nova data será marcada e destacou uma proposição aprovada na sessão plenária. “Hoje pela manhã aprovamos uma sugestão ao município buscando aos agentes comunitários de saúde e também aos agentes de combate a endemias [melhoria] nas questões de carreira, insalubridade, em relação ao plano de saúde para igualar aos estatutários. Estamos buscando reconhecimento respeito aos agentes comunitários de saúde, que faz um trabalho de excelência”, disse.

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: Filipi Oliveira