Servidores da CMC participam de evento alusivo ao Outubro Rosa

por Claudia Krüger | Revisão: Celso Kummer* — publicado 20/10/2025 14h55, última modificação 20/10/2025 15h12
Voluntárias do Hospital Erasto Gaertner falaram sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
Servidores da CMC participam de evento alusivo ao Outubro Rosa

Servidoras e servidores da Câmara de Curitiba participam de atividade educativa sobre prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, na última quinta-feira (16), uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. A iniciativa é uma promoção do Setor de Desenvolvimento de Pessoal e da Divisão de Saúde Ocupacional. No período da manhã, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do hospital Erasto Gaertner promoveram um bate-papo sobre o tema. 

Ao todo, 115 pessoas participaram das atividades que se estenderam durante o dia inteiro. De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Ocupacional, Luciane Domingues, a realização de ações voltadas à saúde e à prevenção de doenças é importante para a manutenção do bem-estar do trabalhador e da sua funcionalidade. “O cuidado com a saúde deve ser feito todos os dias. O Outubro Rosa é apenas um lembrete de que nossas escolhas diárias impactam diretamente na nossa saúde e na nossa qualidade de vida”, salienta Luciane. 

Durante sua explanação, Angela Zanlorenzi, vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, explicou como a doença se desenvolve e se instala no organismo, frisando sinais de alerta, como mudanças na aparência e textura das mamas. A voluntária destacou ainda que apenas 15% dos casos de câncer de mama são oriundos de predisposição genética, sendo o restante causado por riscos externos. O câncer de mama é prevalente no Brasil, com mais de 70 mil casos diagnosticados apenas em 2025. 

“Cerca de 90% dos cânceres que poderiam ser evitados são causados por escolhas de estilo de vida”, salientou Angela Zanlorenzi. De acordo com ela, fatores como alimentação, obesidade, estresse, infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo e exposição solar são algumas das causas mais comuns para o desenvolvimento da patologia. “O câncer é uma doença silenciosa e que evolui muito rápido”, conclui. Também esteve presente na palestra a voluntária Isabel Rocha, da Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

Demais atividades 

À tarde, a terapeuta integrativa da Divisão de Saúde Ocupacional, Adriana Czelusniak, realizou um treinamento de habilidades sobre o comer emocional. Já a consultora Ana Luiza Gusso promoveu uma consultoria de imagem para as participantes, com ensinamento sobre o uso de cores e formas na composição de estilo pessoal. Na oportunidade, houve ainda stands de exposição sobre alimentação saudável e cuidados com saúde e beleza. Confira as fotos no Flickr aqui e aqui

Ações internas 

Durante o início do mês de outubro, a Divisão de Saúde Ocupacional recebeu doações de kits de higiene e de chinelos para serem doados à ONG Embaixadoras do Bem, que trabalha em projetos de promoção de saúde. Na quarta-feira (15), vereadores e servidores participaram de uma foto oficial em apoio ao Outubro Rosa. 

Leia também: Câmara de Curitiba se mobiliza no Outubro Rosa

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques