Seminário discute Previdência Social

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2009 18h15, última modificação 24/06/2021 09h52
O vereador Pedro Paulo, vice-líder da bancada do PT, destacou a realização do seminário sobre Previdência Social. O encontro será na Assembléia Legislativa, no próximo dia 3, e terá a participação do ministro da Previdência, José Pimentel, e do Planejamento, Paulo Bernardo. O seminário é promovido por iniciativa da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT).
Cabeleireiros, manicures, camelôs, ambulantes, vendedoras de cosméticos, verdureiros, pipoqueiros eletricistas, entre outros profissionais que sobrevivem de atividade informal e pequenos negócios, sem comprovação de renda, já podem sonhar com a aposentadoria. Segundo o parlamentar, perto de 11 milhões de brasileiros estão nessa condição.
Microempreendedores
A partir de quarta-feira (1º), entra em vigor o dispositivo de lei complementar que inclui os microempreendedores individuais na Previdência Social, mediante a contribuição mensal de 11% do salário mínimo. Dependendo da natureza da atividade, essa contribuição mensal varia de R$ 51,15 a R$ 57,15, porque a conta inclui o pagamento ao INSS, o recolhimento do ICMS para o estado e do ISS para o município, conforme o caso.
Entre as políticas públicas previdenciárias que serão debatidas, além da formalização dos microempreendedores individuais, está na pauta também a aposentadoria das donas-de-casa. Essa é uma luta nacional antiga do movimento de mulheres. De acordo com dados do IBGE, publicados em 2004, se fosse valorizado o trabalho gratuito que as mulheres realizam no âmbito familiar, acrescentaria algo em torno de 12,27% ao PIB brasileiro. E o universo das donas-de-casa de baixa renda ou sem renda, com idade igual ou superior a 60 anos, que seriam beneficiadas com a aposentadoria, é estimado em 665 mil mulheres em todo o País. A autora do projeto, uma das propostas em tramitação hoje para regulamentar a matéria, Luci Choinaski, presidente estadual do PT de Santa Catarina, também já confirmou sua participação no seminário de Curitiba.