Semana do Seguro: campanha sobre proteção financeira é ratificada
Com 27 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, em segunda votação nesta terça-feira (18), a proposta de lei que institui a Semana Municipal do Seguro. O objetivo da data é conscientizar os moradores de Curitiba sobre a importância do seguro como ferramenta de proteção financeira e social, além de fomentar debates sobre gestão de riscos e boas práticas no setor. O texto já pode ser sancionado em lei.
A matéria foi amplamente discutida na sessão plenária desta terça-feira (17) pelo autor, Tico Kuzma (PSD), e diversos vereadores. “A falta de informação ainda afasta muita gente de um instrumento essencial de proteção”, justificou o parlamentar ontem, em plenário, na presença de diversos representantes do setor, que vieram à Câmara de Curitiba para apoiar a aprovação do projeto.
Segundo a matéria (005.00242.2025), o evento será realizado, anualmente, na terceira semana do mês de junho, alinhando o calendário de Curitiba às atividades nacionais do setor. A programação deverá incluir palestras, workshops, seminários e atividades educativas sobre temas como prevenção de riscos, seguridade social, educação financeira e seguros patrimoniais e empresariais.
O Município poderá firmar parcerias com entidades representativas, como o Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR), a Superintendência de Seguros Privados (Susep), universidades, ONGs e outras instituições. Com a aprovação do texto em segunda votação, a Semana do Seguro já pode ser sancionada. A lei entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial de Curitiba.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba