Prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba é aprovado em 1º turno

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 18/11/2025 12h55, última modificação 18/11/2025 13h03
Prêmio da Câmara de Curitiba reconhece vice-presidente da RPC, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, e mais 30 mulheres de destaque no empreendedorismo.
Prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba é aprovado em 1º turno

Aprovado em primeiro turno unânime, projeto de decreto legislativo é de autoria da Comissão de Educação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (18), em primeiro turno unânime, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou projeto de decreto legislativo com as indicadas dos vereadores ao Prêmio Mulheres Empreendedoras. A proposição reúne 31 homenageadas pelo destaque no ano de 2025, entre elas, a vice-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), a jornalista e empresária Ana Amélia Cunha Pereira Filizola.

>> Veja todas as indicadas ao Prêmio Mulheres Empreendedoras 2025.

Com 25 votos favoráveis na análise em primeiro turno, a iniciativa retorna à Ordem do Dia, na sessão desta quarta (19), para a confirmação em plenário. Em seguida, depende da promulgação pelo presidente Tico Kuzma (PSD). A proposição é de autoria da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, a quem compete avaliar as indicações dos vereadores aos prêmios oficiais da Casa e reuni-las em projeto de decreto legislativo.

Assim como as demais honrarias da Câmara de Curitiba, o Prêmio Mulheres Empreendedoras é regulamentado pela lei complementar municipal 109/2018. A iniciativa pretende reconhecer publicamente mulheres que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo, seja à frente de empresas, cooperativas, voluntariado ou associações da capital paranaense, nas áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços. A sessão solene para a entrega das homenagens será realizada no primeiro semestre do próximo ano.