Nesta segunda, Câmara de Curitiba tem 1ª sessão de 2026; Pimentel participa

por José Lázaro Jr. | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 30/01/2026 11h45, última modificação 30/01/2026 11h56
Prefeito Eduardo Pimentel, vice-prefeito Paulo Martins, TCE-PR, TJ-PR e DPE-PR já confirmaram presença. Sessão começa às 9h.
Nesta segunda, Câmara de Curitiba tem 1ª sessão de 2026; Pimentel participa

Presidente Tico Kuzma coordenará retomada das sessões; prefeito Pimentel confirmou presença. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) retoma as sessões plenárias da 19ª Legislatura nesta segunda-feira (2), a partir das 9 horas. Será o segundo ano deste novo grupo de vereadores na CMC, que entregaram, em 2025, sucessivos recordes de produção legislativa, tanto em número de projetos de lei, com mais de 1 mil protocolados, quanto em Audiências Públicas, 39 no ano passado, por exemplo. 

A abertura oficial dos trabalhos parlamentares em 2026 será presidida por Tico Kuzma (PSD) e contará com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, que deve falar aos vereadores da Câmara de Curitiba durante a cerimônia. Por tradição, a sessão de abertura do período legislativo não terá votações de projetos, indicações ou requerimentos. Todos eles serão retomados na terça-feira (3).

Além do prefeito Eduardo Pimentel, já confirmaram presença Paulo Martins, vice-prefeito; conselheiro Ivens Linhares, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); defensor Matheus Munhoz, à frente da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR); e o desembargador José Laurindo de Souza Netto, representando a direção do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Neste momento, existem cerca de 350 projetos de lei aptos a serem votados na Câmara de Curitiba, somando aqueles protocolados no ano passado pelos novos vereadores, que já tramitaram pelas comissões temáticas, e os vindos da legislatura anterior, que foram resgatados do arquivamento pelos parlamentares reeleitos. Destes, 5 são da Prefeitura de Curitiba, o que inclui a criação do Conselho Municipal da Segurança Pública e Defesa Social.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques