Prorrogadas atividades da Frente Parlamentar do Retorno Seguro às Aulas

por Fernanda Foggiato — publicado 17/12/2021 13h30, última modificação 17/12/2021 13h32
Os trabalhos serão mantidos ao longo do primeiro semestre de 2022. Neste ano, os vereadores já visitaram 192 equipamentos da rede municipal, entre escolas e CMEIs.
Prorrogadas atividades da Frente Parlamentar do Retorno Seguro às Aulas

“Estamos chegando a quase 200 unidades visitadas”, destacou Amália Tortato, vice-presidente da frente parlamentar. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou, na sessão extraordinária desta sexta-feira (17), requerimento para prorrogar, por mais seis meses, o funcionamento da Frente Parlamentar do Retorno Seguro às Aulas. O prazo extra começará a valer em 1º janeiro de 2022 (423.00001.2021).

Sem a prorrogação, o trabalho da frente parlamentar terminaria no final de dezembro. O grupo suprapartidário de 18 vereadores, presidido por Nori Seto (PP) e vice-presidido por Amália Tortato (Novo), foi criado em julho passado. A proposta é acompanhar os protocolos sanitários na retomada das aulas presenciais nas redes privada e pública de Curitiba, em especial nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O requerimento submetido a plenário, nesta manhã, justifica que a situação de emergência e saúde pública em função da pandemia não terminou, e que a cidade segue em bandeira amarela. Novas variantes, como a Ômicron, que seria mais contagiosa, reforçam o sinal de alerta à importância dos protocolos sanitários.

A ideia é continuar acompanhando as escolas e os protocolos sanitários”, reforçou Seto. Ele completou que, durante as visitas, também são levantados os desafios de cada unidade escolar. Até agora, já foram visitados 192 equipamentos da rede municipal.

Estamos chegando a quase 200 unidades visitadas em Curitiba”, destacou Tortato. A vereadora relatou os vereadores têm sido bem recebidos pelos diretores e professores. De acordo com ela, os dados preliminares coletados nas unidades, a partir dos formulários respondidos pelos servidores, já foram apresentados duas vezes à secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Flávia Francischini (PSL), que também integra o grupo, afirmou que uma das demandas para 2022 é que os profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas e psicólogos, redistribuídos em função da pandemia, retornem às escolas especiais da rede municipal.

Nas visitas, avaliou Osias Moraes (Republicanos), foi possível “ver de perto” a segurança sanitária para alunos e servidores da educação. Eu devo ter visitado umas 20 escolas. Foi muito produtivo, interessante para a gente estar próximo da realidade da pandemia. O que eu vi foi a dedicação do pessoal da educação”, comentou João da 5 Irmãos (PSL).

As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.