Lançada campanha “Economiza CMC”, para reduzir consumo de água e energia

por Claudia Krüger — publicado 17/12/2021 13h30, última modificação 17/12/2021 13h30
Objetivo é diminuir gastos e conscientizar funcionários e vereadores sobre o uso dos recursos com eficiência.
Lançada campanha “Economiza CMC”, para reduzir consumo de água e energia

Vereadores e funcionários estão sendo orientados sobre medidas econômicas ao uso de energia elétrica e de água. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em consonância com as recomendações do governo federal e atenta às demandas sociais sobre o tema, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) publicou, no último mês, a portaria 161/2021, a qual estabelece meta para a redução do uso de energia elétrica e de água nas dependências do Legislativo. Para isso, foi lançada a campanha Economiza CMC com o objetivo de reduzir em pelo menos 10% o consumo entre os meses de dezembro deste ano a maio de 2022, comparando aos números referentes a dezembro de 2018 a maio de 2019.

A iniciativa é da Mesa Diretora da CMC e sua finalidade faz parte do Planejamento Estratégico da Câmara, o qual estabelece a busca pela excelência como um de seus valores, assim como tem no desenvolvimento sustentável uma de suas missões. A campanha Economiza CMC pretende conscientizar sobre o tema o público interno do Legislativo, formado por quase 700 pessoas, entre vereadores, servidores, estagiários e terceirizados.

A finalidade da portaria é a diminuição de gastos públicos com a incorporação de novas rotinas que garantam a sustentabilidade. Entre as várias ações da administração da Casa estão estudos para implementar soluções mais eficientes e econômicas, como a substituição da matriz energética do Legislativo para a energia fotovoltaica (produzida a partir do calor e da luz solar).

>>> Assista ao vídeo institucional da campanha:

As medidas propostas levam em conta não apenas o processo pedagógico que beneficia o ambiente de trabalho, mas que podem e devem ser ampliadas à esfera doméstica. Para isso, a Câmara está lançando mão de materiais educativos, a fim de que a meta não apenas seja alcançada, mas que novos hábitos sejam adquiridos e reforçados no espaço laboral.

Entre os temas elencados na portaria estão a utilização eficiente de aparelhos de ar-condicionado, das lâmpadas, dos computadores e de equipamentos em modo de espera, do uso de refrigeradores, dos elevadores e também quanto ao consumo de água, tais como descargas sanitárias e torneiras. No caso dos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, a ideia é evitar ligá-los em dias de temperaturas mais amenas, dando preferência à ventilação natural. Outra medida é o uso da luz do dia, quando suficiente, evitando acender lâmpadas em ambientes já iluminados.

De acordo com a diretora-geral do Legislativo, Jussana Marques, é imprescindível a adoção de medidas diárias para a preservação dos recursos hídricos e energéticos, por meio de seu uso racional. “Nós, como ente público que somos, além do dever de preservar, temos ainda o dever de dar exemplo, motivo pelo qual resolvemos formalizar através de portaria as regras a serem implementadas na Casa e realizar campanhas educativas junto aos servidores, vereadores e colaboradores”, confirma.

Confira a íntegra da portaria 161/2021 aqui.