Pioneiro do magistério de Curitiba, Gerson Sabino ganha homenagem póstuma
Autor da iniciativa, Nori Seto defendeu que denominação presta "homenagem à educação, ao bom serviço público". (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na sessão desta terça-feira (12), em primeiro turno unânime, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto de lei para homenagear postumamente o professor Gerson Sabino, pioneiro do magistério da rede pública de ensino da capital, com a denominação de um logradouro não especificado. “Muito mais que prestar uma homenagem póstuma ao querido e saudoso professor Gerson Sabino, muito mais que prestar homenagem à família do Gerson Sabino, esta Câmara Municipal estará prestando uma homenagem à educação, ao bom serviço público e, em especial, à cidade de Curitiba”, afirmou o autor da proposição, o vereador Nori Seto (PP).
A placa de nomenclatura deverá trazer a seguinte descrição sintética: “Gerson Sabino - Um pioneiro da Educação Municipal de Curitiba”. Com 31 votos “sim” na análise em primeiro turno, a proposição retornará à pauta, na sessão desta quarta-feira (13), para o debate em segundo turno. Se confirmada pelos vereadores, seguirá para a sanção do Executivo (009.00008.2024).
No debate da homenagem póstuma, Seto explicou que Sabino foi aprovado, em 1967, no primeiro concurso público para o magistério municipal. Ele começou a dar aulas na recém-inaugurada Escola Municipal Nossa Senhora da Luz, instalada no primeiro conjunto habitacional de Curitiba, no bairro CIC. Depois de alguns anos, já graduado em Geografia, passou a lecionar na Escola Albert Scweitzer, também localizada na Vila Nossa Senhora da Luz.
Em 1980, participou - e foi eleito - das primeiras eleições para diretor das escolas municipais. Ao longo da carreira como servidor público, o professor Gerson Sabino exerceu outros cargos na Secretaria Municipal da Educação (SME), como os de chefe das divisões de Serviços Gerais e Controle de Materiais e de Orçamento e Informação Educacional e de chefe dos núcleos regionais da Educação Pinheirinho e Bairro Novo. Além disso, foi administrador regional do Bairro Novo. O homenageado faleceu no dia 13 de fevereiro de 2020, aos 72 anos de idade.
Seto disse que a ideia é que o local denominado “sirva de inspiração [...] para todos aqueles que, assim como Gerson Sabino, acreditam que a educação é transformadora”. Além de propor leis que impactam positivamente a população, fiscalizar o Executivo e fazer a ponte entre a população e poder público, Nori defendeu que “também cabe a nós, vereadores, reconhecer, enaltecer e valorizar pessoas que se destacam em nossa cidade, que fazem a diferença em nossa sociedade e que ajudam a escrever a história da capital paranaense”.
A viúva do homenageado, Maria de Lourdes Sabino, acompanhou a votação. Também estiveram presentes os dois filhos do casal, Alexandre e Aurélio Sabino; a nora Ana Tereza Sabino; o neto Guilherme Sabino; e os amigos Nelson Pereira de Godoi, Adriano Vieira, José Ferrarini, Dijorgio Oliveira, Adaisi Cordeiro e Vera Rita.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba