Pastor da IEQ terá Cidadania Honorária de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 12/08/2025 12h40, última modificação 12/08/2025 13h04
Pastor Pedro Marcos Amorim Silva preside a Igreja do Evangelho Quadrangular do Paraná.
Pastor da IEQ terá Cidadania Honorária de Curitiba

Fernando Klinger fez a defesa da Cidadania Honorária ao pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Projeto de decreto legislativo para conceder a Cidadania Honorária da capital ao pastor Pedro Marcos Amorim Silva recebeu, nesta terça-feira (12), o apoio unânime dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Com 23 votos na análise em primeiro turno, a proposta é de autoria de Fernando Klinger (PL).

“Quando a gente vai dar um título, o maior título desta Casa, ele tem que ser imbuído de muita responsabilidade e reconhecimento. E a figura do pastor Pedro Marcos Amorim Silva tem todos esses predicados”, disse o parlamentar. Nascido em Barbosa Ferraz (PR), o homenageado é barachel em Contabilidade e em Teologia. O pastor deu início à jornada pastoral aos 21 anos de idade e ingressou na IEQ em 1998, inicialmente como obreiro.

Antes de assumir a presidência da IEQ, desempenhou diferentes funções. Como presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Paraná, destacou Klinger, Silva tem atuado no sentido de fortalecer os trabalhos ministeriais e expandir as igrejas, bem como sua eficiência administrativa. Na justificativa de voto, Camilla Gonda (PSB) defendeu o debate aprofundado do histórico dos homenageados com os prêmios de Cidadania Honorária e de Vulto Emérito, “de fato, muito importantes”.

Por se tratar de um projeto de decreto legislativo, a iniciativa segue para a votação em segundo turno e, se confirmada, depende da promulgação do presidente da Casa, e não da sanção do Executivo (115.00006.2025).