Pediatra é o mais novo cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2009 12h25, última modificação 24/06/2021 09h50

A mais elevada honraria concedida pela Câmara Municipal de Curitiba aos cidadãos que não nasceram na capital paranaense, mas que são responsáveis por relevantes serviços à população, foi concedida, na noite desta quinta-feira (25), ao médico pediatra Romolo Sandrini Neto. O título de cidadania honorária foi entregue por iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM), no plenário do Palácio Rio Branco.
Para Julieta Reis, é uma honra entregar este título a Sandrini Neto, que muito colaborou não apenas com as crianças, mas na formação de acadêmicos, que hoje já são pediatras. “A cidade que te acolheu e que você, além de formar sua família, vem contribuindo como médico para melhorar a condição de vida das pessoas, cuidando das crianças, o reconhece como curitibano de coração e de direito”, disse, na tribuna. A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC) enviou mensagem destacando a indicação, assinada pela presidente, Maria Elisa Paciornik. No texto, a AAHC se faz presente na honraria ao pediatra e diz que gratidão e reconhecimento são homenagens que com certeza já lhe foram prestadas. “Hoje, mais uma vez, todos reúnem-se diante desta Casa, para honrar este líder sonhador e médico realizador.”
Após a entrega do diploma, Sandrini Neto ocupou a tribuna e agradeceu pelo apoio recebido dos familiares e colegas, principalmente nas épocas de dificuldades. O pediatra afirmou gostar tanto de Curitiba que nunca mais deixou a cidade. “É o ambiente onde aprendi a buscar o futuro e recebo a homenagem mais bela e grandiosa”, disse, chamando Curitiba de “terra humana, com homens de valores nobres.”
Os netos de Romolo Sandrini Neto, Conrado e Manoela Sandrini Berberi, entregaram um buquê de flores à vereadora Julieta Reis, atendendo pedido do homenageado. O coral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), regido pelo maestro Álvaro Nadolny, cantou os hinos nacional e municipal, entre outras músicas.
Trajetória
Catarinense de Braço do Norte, Sandrini Neto é referência na pediatria e endocrinologia, com vasta experiência profissional e acadêmica. Recebeu, em 2007, menção honrosa na Assembleia Legislativa do Paraná em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da saúde dos paranaenses. Em sua trajetória como pediatra, exerceu funções com mandato em sociedades nacionais e internacionais, ministrou aulas, cursos, conferências e palestras, em eventos nacionais e internacionais, além de participar de mesas redondas, jornadas e encontros científicos e presidir conferências, simpósios, seminários e outros eventos. Sandrini Neto é filiado a sociedades científicas e associações de classe e já publicou trabalhos e textos em jornais e revistas.
Presenças
Prestigiaram a solenidade Matheus Chomatas, diretor do Samu da Secretaria Municipal de Saúde; Rogerio Andrade Mulinari, representando a Universidade Federal do Paraná; Marco Antonio Lima Berberi, presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná; Heloísa Ulandowski, presidente da Comissão de Endocrinopediatria da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas; Juliana Beatriz Bastos, da Fundação de Ação Social, e João Braga Sobrinho. Também os vereadores Zé Maria (PPS), Tico Kuzma (PSB), Serginho do Posto (PSDB), Professor Galdino (PV) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).