Palácio Rio Branco se “veste” em apoio ao Outubro Rosa

por Julia Yamane*, especial para CMC — publicado 02/10/2025 09h55, última modificação 02/10/2025 09h57
Combate à violência financeira a idosos e Dia do Combate ao Preconceito de Pessoas com Nanismo também motivam a Câmara de Curitiba a se iluminar.
Palácio Rio Branco se “veste” em apoio ao Outubro Rosa

Fachada do Palácio Rio Branco será iluminada em apoio ao Outubro Rosa de 13 a 24 de outubro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Ao longo do mês de outubro, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), receberá três iluminações especiais, que variam de saúde a segurança. Durante os dias 13 e 24, a Câmara se iluminará em homenagem ao Outubro Rosa, campanha anual que promove a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A data foi criada na década de 1990 nos Estados Unidos, por meio de ações de conscientização. No Brasil, o movimento foi oficializado em 2018, pela lei federal 13.733, sancionada em novembro. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e também sobre o câncer de colo de útero

Além disso, a campanha busca promover a conscientização em relação às doenças e informar a população sobre o acesso aos serviços de diagnóstico oferecidos gratuitamente. A iniciativa é da vereadora Meri Martins (Republicanos).

Iluminação roxa no Palácio Rio Branco contra violência financeira a idosos

Do dia 1° ao dia 10, a Câmara ganhará a cor roxa, em apoio à campanha de orientação contra violência financeira aos idosos, com a finalidade de divulgar o tema e encorajar a população sobre a denúncia desses casos. A iniciativa partiu do vereador Nori Seto (PP). A violência financeira, segundo a Cartilha de Apoio à Pessoa Idosa, criada pelo Governo do Brasil, ocorre quando uma pessoa ou instituição usa ou se apropria do dinheiro ou bens da pessoa idosa

Ainda em alusão ao tema, na quinta-feira (2), das 14h às 16h30, o auditório do Anexo 2 da Câmara de Curitiba recebe a palestra "Golpes Digitais e Uso Seguro e Consciente da Internet". O debate será conduzido por Ataíde Oliveira Júnior, técnico da Celepar (067.00028.2025). Propositor do evento, o vereador Nori Seto também é o autor da lei municipal 15.971/2022, que institui campanha contra a violência financeira à pessoa idosa. A palestra poderá ser acompanhada presencialmente ou pelo YouTube da CMC.

Cor verde marca combate ao preconceito contra o nanismo

No dia 25, o Palácio se iluminará com a cor verde pelo Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo, realizado anualmente. A data foi criada após o nanismo ser reconhecido como deficiência física, por meio da lei federal 13.472/2017. A iluminação foi sugerida pelo vereador Pier Petruzziello (PP).

A data nacional tem o objetivo de conscientizar e informar a sociedade sobre a condição. Durante o período, os principais temas abordados são: a igualdade de direitos; o incentivo à criação de políticas públicas que assegurem a acessibilidade e a autonomia dessas pessoas; ações de luta contra a discriminação

Fachada do Palácio Rio Branco é iluminada desde 2019 

Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído, no fim do século 19, para abrigar a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos e a datas comemorativas. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Edição: Márcio Silva
Revisão: Ricardo Marques