Máscaras no plenário, Mapa da Fome e mais notas do dia 7 de junho

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 07/06/2022 17h40, última modificação 08/06/2022 08h25
Debates e registros em plenário, proposições lidas no pequeno expediente, visitas e outros conteúdos.
Máscaras no plenário, Mapa da Fome e mais notas do dia 7 de junho

Notas da sessão plenária da CMC do dia 7 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Máscaras no plenário
Anunciando que está gripada e fará o teste de covid-19 para saber se foi reinfectada, Noemia Rocha (MDB) cobrou mais atenção da CMC ao aumento das doenças respiratórias em Curitiba e pediu que os vereadores voltem a usar máscara no plenário. O pedido foi endossado pelo presidente, Tico Kuzma (Pros), que lembrou aos parlamentares o memorando da Casa aos mandatos recomendando a medida de proteção nos ambientes fechados. Logo depois, Sidnei Toaldo (Patriota) informou que pediu para buscarem sua máscara no gabinete. “Temos que dar o exemplo”, concordou.

Mapa da Fome I
“Em 2014, o Brasil saiu do Mapa da Fome, mas em 2018 voltou. É a primeira vez que isso acontece na história, de um país retornar à miséria, com milhões de pessoas não terem sequer uma refeição por dia”, protestou, em plenário, a vereadora Professora Josete (PT). Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, ela lembrou que hoje é o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos e convidou os vereadores para a 19ª Jornada de Agroecologia, no final do mês. “Precisamos pensar e propor soluções agora, de forma imediata. Só em Curitiba são 89 mil famílias em situação de extrema pobreza”, disse.

Mapa da Fome II
“Quem tem fome, tem nome”, afirmou a parlamentar, demandando ações do Estado e do Município para suprir a ausência de políticas públicas federais para o enfrentamento da fome. Josete qualificou a atual gestão federal de “governo inescrupuloso” que “não tem compromisso com a segurança alimentar”. Para exemplificar como isso diz respeito à Curitiba, mostrou imagens da distribuição de alimentos pelo projeto Marmitas da Terra, na praça Rui Barbosa, com filas de pessoas. “Tem crianças, mulheres nas filas, buscando marmitas que, para muitos, será o único alimento no dia”.

Insegurança na escola
Após denúncia à Frente Parlamentar do Retorno Seguro às Aulas, Indiara Barbosa (Novo) e Nori Seto (PP) visitaram a Escola Municipal Francisco Hübert, no Xaxim, e confirmaram os problemas de insegurança e falta de profissionais na unidade. “Antes da pandemia, a escola já sofria com invasões, tanto que em 2019 a direção registrou 20 Boletins de Ocorrência na Polícia. Só neste ano, já foi invadida cinco vezes”, alertou Indiara Barbosa. A parlamentar disse que conversaram com a diretora e a vice da escola, que disseram que além da falta de profissionais, a escola tem lidado com muitos afastamentos de saúde. “No dia que estivemos lá, eram oito profissionais [afastados]”. 

Ambulâncias paradas
Presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha (MDB) alertou para a situação dos motoristas das ambulâncias do Samu, que, por não receberem salário, planejam um protesto em Curitiba, paralisando o serviço. “É inconcebível as ambulâncias pararem por uma questão interna [administrativa] do Executivo”, disse, referindo-se aos problemas com a terceirização do serviço para a empresa OZZ Saúde.

Amigos da Bola
O vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, agradeceu à Confraria Amigos da Bola a homenagem entregue a ele, ontem, durante evento do grupo formado por ex-jogadores de futebol e cronistas esportivos. “Podem continuar a contar comigo para promover o esporte. Eu acredito que ele é uma ferramenta de transformação da vida das pessoas, da promoção da saúde e de transformação social”, disse Kuzma. Também foram homenageados o jornalista Edson Góes Militão da Silva, o ex-jogador Zig do Athletico e a empresária Tânia Becker. 

Pavimentação
O recapeamento da rua João Budel, no Butiatuvinha, com recursos estaduais mobilizados pelo deputado estadual Hussein Bakri (PSD), foi comemorado pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota). Ele disse que, ontem, participou de reunião entre o deputado e o prefeito Rafael Greca para tratar da obra. “Na divisa com Campo Magro, há 40 anos que a rua não tem obra realizada nela”, disse o parlamentar. Os recursos para a obra são de R$ 1,2 milhão.

Meio ambiente
No último domingo (5), registrou João da 5 Irmãos (União), foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Além de Curitiba relançar, em 2022, a Família Folhas, o vereador citou ações programadas pelo Executivo para o mês de junho, voltadas à conscientização ambiental. As atividades abrangem, por exemplo, o recolhimento de lixo eletroeletrônico, o plantio de árvores e o passeio sensorial (saiba mais). 

Regularização fundiária*
Mauro Ignácio (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca da aplicação no município da lei federal 13.465/2017, que dispõe sobre o programa de regularização fundiária rural e urbana (062.00391.2022). 

Lei Orçamentária *
Dois requerimentos do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba quanto à destinação de recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. O primeiro solicita informações sobre o repasse para a assistência social de proteção à mulher em situação de violência (062.00392.2022) e o segundo, sobre os recursos destinados para o Fundo Municipal de Apoio a Pessoas com Deficiência (062.00393.2022). 

Arrecadação municipal*
Informações sobre a arrecadação municipal prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) são tema de pedido de informações de Marcos Vieira (PDT) à Prefeitura de Curitiba. O vereador pede esclarecimentos quanto ao valor arrecadado pelo Município por meio do pagamento de tributos e quanto desses valores já foi investido em educação, saúde, cultura, meio ambiente e assistência social (062.00394.2022). 

Logradouros públicos*
O vereador Marcelo Fachinello (PSC) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o órgão responsável pela manutenção e colocação das placas indicativas de nomes de rua no município (062.00395.2022). 

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva