Notas da CMC: 18 tópicos do 17 de novembro na Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr., Pedritta Marihá Garcia e Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 17/11/2025 22h40, última modificação 17/11/2025 22h40
Recomposição da inflação, ações da Prefeitura, retorno à Série A e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 18 tópicos do 17 de novembro na Câmara de Curitiba

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 17 de novembro de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta segunda-feira (17) do Legislativo da capital do Paraná.

Recomposição da inflação para servidores chega nesta semana, diz líder

O vereador Serginho do Posto (PSD), líder do Governo na Câmara de Curitiba, anunciou em plenário que a previsão é que, nesta semana, o Executivo envie para análise dos vereadores a proposta de recomposição inflacionária dos servidores públicos do Município. Os salários serão reajustados em 5,17%, correspondente ao IPCA. Ele também informou aos parlamentares que as doações arrecadadas pela cidade para os moradores de Rio Bonito do Iguaçu serão enviadas hoje, por meio da Defesa Civil do Estado.

Inauguração da Rua da Cidadania do CIC é comemorada por vereadores

Neste sábado (15), com a presença do governador Ratinho Júnior, foi inaugurada pelo prefeito Eduardo Pimentel a nova Rua da Cidadania da CIC. O evento foi destaque nas falas dos vereadores Serginho do Posto (PSD) e Renan Ceschin (Pode), que descreveram a estrutura como um “shopping de serviços” para a população. “É um complexo administrativo, com a Rua da Cidadania, Farol do Saber, Teatro e áreas de lazer”, apontou Serginho do Posto.

>> Assista à sessão plenária

No sábado, parque Barigui teve Caminhada da Diabetes

“É importante conscientizar a população, porque 10% das pessoas possuem esta doença, a diabetes. Temos que ter responsabilidade”, disse Renan Ceschin (Pode), em plenário, ao comemorar a realização da 13ª Caminhada da Diabetes, realizada no sábado (15), no parque Barigui. Ao final da fala, o vereador informou que seu pai passa bem, apesar de ter sido vítima de um atropelamento no parque neste final de semana, o que lhe causou costelas e clavícula quebradas.

Coritiba na Série A: “jogos trazem arrecadação para a cidade”, defende Ceschin

Atingindo 65 pontos na última rodada, o time do Coritiba Foot Ball Club garantiu seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro neste final de semana. Líder da divisão de acesso, à frente do Club Athletico Paranaense, que está em segundo lugar, o Coxa empatou, sem gols, no final de semana, garantindo matematicamente o retorno à elite do futebol. “É importante ter o Coritiba e o Athletico na Série A [do Brasileirão], porque movimenta a economia. Os grandes clubes vêm jogar aqui e isso aumenta a arrecadação”, comemorou Renan Ceschin (Pode).

João da 5 Irmãos agradece por obras na Regional Cajuru

A reforma da UPA Cajuru, a ampliação da Unidade de Saúde São Domingos, a reforma da pista de skate do parque Peladeiros e as obras de drenagem e macrodrenagem na Região Sul foram elogiadas pelo vereador João da 5 Irmãos (MDB), que agradeceu à Prefeitura de Curitiba pelo cuidado com a população da Regional Cajuru. O parlamentar destacou as parcerias com municípios da Região Metropolitana de Curitiba para a criação de novas bacias de contenção, que ele julgou importantes para enfrentar “as chuvas que estão cada vez mais torrenciais com as mudanças climáticas”.

Painéis eletrônicos em bancas de jornais: projeto é retirado

Pier Petruzziello (PP) pediu a retirada (073.00018.2025) do projeto de lei que permite a instalação de painéis eletrônicos em todos os modelos de bancas de jornais e revistas, inclusive nas estruturas do tipo domus e de vidro, impedidas pela legislação vigente. A matéria (005.00367.2025) aguarda a análise no plenário, após ter recebido parecer favorável da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação. Com a aprovação do requerimento, a proposta foi automaticamente arquivada.

Solene é agendada para o dia 10 de dezembro

A Câmara de Curitiba também aprovou a realização de uma Sessão Solene, no dia 10 de dezembro, para a entrega de Votos de Congratulações e Aplausos. O evento (061.00082.2025) será coordenado pelo gabinete parlamentar de Leonidas Dias (Pode) e acontecerá às 19h30, no Palácio Rio Branco.

Tapa-buracos e isolamento de áreas para obras públicas são temas de interesse*

O Poder Executivo recebeu sete pedidos de informações do vereador Marcos Vieira (PDT). Um deles é o requerimento, destinado à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), no qual o parlamentar questiona o motivo da recorrência das manutenções de tapa-buracos em vias públicas e se há avaliação técnica e da qualidade dos serviços executados (062.02540.2025). Outro exemplo é o pedido em que Vieira busca entender quais os procedimentos adotados para o isolamento de áreas durante a execução de obras em vias e calçadas públicas, seja por órgãos municipais ou empresas concessionárias (062.02546.2025).

Ponte no Alto Tarumã motiva requerimento*

De Laís Leão (PDT), foram cinco os pedidos de informações ao Poder Executivo, a maior parte deles sobre obras e serviços públicos. Um exemplo é a proposição em que a vereadora trata da construção da ponte que interligará as ruas Almeida Garrete e Domingos Soares, no bairro Alto Tarumã. A vereadora pergunta sobre o estágio atual do projeto, se já existe um cronograma definido para a execução da obra e se houve consulta ou comunicação prévia à comunidade local (062.02551.2025).

>>Confira os requerimentos do pequeno expediente desta segunda-feira

Pavimentação e avaliação estrutural do viaduto da Linha Verde*

Com o objetivo de solicitar informações e providências referentes à pavimentação e à avaliação estrutural do viaduto localizado na avenida Marechal Floriano Peixoto, sobre a Linha Verde (BR-476), na divisa dos bairros Hauer, Prado Velho e Parolin, Jasson Goulart (Republicanos) pergunta ao Executivo sobre o laudo técnico da estrutura, a previsão de obras e de novas sinalizações horizontais (062.02536.2025). Ao todo, foram duas solicitações de informações protocoladas pelo vereador. 

Proibição no Dia de Finados gerou transtornos, diz vereador*

O vereador Leonidas Dias (Pode) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre eventual proibição ao acesso de veículos à área interna do Cemitério Municipal Santa Cândida no Dia de Finados deste ano. Segundo ele, a medida gerou transtornos e fez com que as pessoas precisassem caminhar “na rodovia, pois os veículos estavam estacionados no acostamento, barrancos e calçadas devido à proibição de acesso à parte interna do cemitério”.

Quais são os cálculos atuariais da previdência realizados desde 1999?*

Ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município De Curitiba (IPMC), Camilla Gonda (PSB) requer informações sobre os cálculos atuariais desde 1999. A vereadora justifica o pedido pela “necessidade de acompanhamento transparente e contínuo da situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência municipal” (062.02548.2025).

Vereador pergunta sobre placas de sinalização em Curitiba*

“Quantas placas de sinalização existem hoje em Curitiba? Como a Prefeitura define as regiões prioritárias para instalação ou substituição de placas de sinalização?”, menciona João da 5 Irmãos (MDB) em pedido de informações oficiais ao Poder Executivo (062.02553.2025). O requerimento também trata do custo das placas e da manutenção delas, entre outros pontos.

Contratos terceirizados são mote de proposição*

À Prefeitura de Curitiba, Nori Seto (PP) requer informações sobre os contratos entre o Município e a Produserv Serviços LTDA. O vereador quer saber quantos e quais são os contratos ativos, o número de colaboradores da empresa que atuam em equipamentos públicos e se há atrasos nos pagamentos. Conforme justificou o parlamentar, a solicitação se deve às “várias denúncias de que a empresa não está pagando adequadamente os trabalhadores” (062.02555.2025).

Programa Conecta Curitiba pauta requerimento*

A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) solicita informações ao Executivo sobre a integração de câmeras particulares ao sistema Muralha Digital. Ela quer saber se há parcerias ou contratos existentes, qual é a base legal para instalar essas câmeras em espaços públicos, bem como ocorre a fiscalização e o armazenamento das imagens (062.02539.2025).

Vereadores observam instante de silêncio

Os vereadores respeitaram um instante de silêncio, no fim da sessão desta segunda-feira (17), para lamentar os falecimentos de José Mário Strapação, por solicitação de Sidnei Toaldo (PRD); de Cleber Reikdal, nome incluído por Tico Kuzma (PSD); Claudio Brasileiro, por requerimento de Hernani (Republicanos); de Alessandro Hendler, solicitação feita por Renan Ceschin (Pode); e de João Nicolau Gonçalves, a pedido de Fernando Klinger (PL).

Estimado impacto da implantação de banheiros em estações-tubo*

A vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) anexou a estimativa de impacto financeiro ao projeto de lei que propõe obrigar as concessionárias do transporte coletivo de Curitiba a instalar banheiros nas estações-tubo, destinados a motoristas e cobradores. O estudo aponta que a implantação de banheiros em 342 estações-tubo custaria entre R$ 3,42 milhões e R$ 6,84 milhões, dependendo de diferentes cenários (005.00035.2025 e 045.00245.2025).

Projeto para restringir comércio de sucata recebe manifestação*

O vereador Guilherme Kilter (Novo) anexou manifestação ao projeto de lei que, com o objetivo de reduzir furtos fios e cabos em Curitiba, propõe limitar o funcionamento de empresas de sucata e recicláveis ao período das 8h às 19h, proibindo a atividade durante o turno da noite. Na manifestação, o vereador discorda do parecer da Comissão de  Economia, Finanças e Fiscalização, que pediu estudo de impacto orçamentário, argumentando que a restrição de horário para empresas de sucata não gera despesas nem perda concreta de arrecadação (045.00244.2025 e 005.00487.2025).

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques