Na Tribuna Livre, carnavalesco apresenta escola de samba ecológica

por Assessoria Comunicação publicado 04/12/2017 07h25, última modificação 22/10/2021 11h59

Na próxima quarta-feira (6), a Tribuna Livre será ocupada por Felipe Guerra, carnavalesco e fundador da Escola Enamorados do Samba. A convite do vereador Mauro Bobato (Pode), Guerra irá falar sobre as características e propósitos da escola de samba que escolheu trabalhar com material reciclável na confecção de seus adereços e fantasias. “Cultural, social e ambiental, um tripé sustentável! Chegou a Enamorados do Samba, a primeira Escola de Samba Ecológica do mundo”, diz Guerra em carta encaminhada ao vereador Bobato.

“Reciclar, reduzir, reutilizar, são as palavras de ordem que direcionam o trabalho, cujo resultado será facilmente identificado pelo público. Será uma ação realizada durante o ano todo, em conjunto com o setor industrial, faculdades de moda, artistas e pessoas interessadas, com intuito de identificar os materiais e descobrir qual riqueza artística poderá ser extraída dele, viabilizando a restituição e transformação dos resíduos sólidos do setor empresarial, reaproveitando-os em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, tema da Logística Reversa e da Economia Circular”, diz Guerra.

Ele explica que a Enamorados do Samba ministrará cursos e oficinas de transformação de lixo e descarte em arte [seja em forma de fantasias ou de alegorias]. Tais cursos serão ofertados inicialmente para catadores e trabalhadores que retiram o lixo reciclado das ruas. “Além de informação e cultura, o intuito é oferecer melhores condições de trabalho e elevar os níveis de autoconfiança dessa fatia carente da população”. Em um segundo momento as oficinas serão abertas a toda a comunidade.

“O Grêmio Cultural Ecológico Carnavalesco Enamorados do Samba é uma instituição que nasce em nossa cidade, nas cores azul, rosa e branco, com intenção de desenvolver um trabalho social, artístico, cultural e ambiental com personalidade própria, oferecendo para a cidade um desfile com resultado estético único, com liberdade para experimentar formas, materiais, cores e texturas, sem o compromisso de ser uma reprodução do que acontece no Rio de Janeiro”, finaliza o carnavalesco.

Tribuna Livre
Realizada sempre às quartas-feiras, durante a sessão plenária, a Tribuna Livre é um espaço democrático de debates previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba. As discussões são sugeridas pelos vereadores, que apresentam um requerimento e indicam alguma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido.