Na segunda, Alvaro Rychuv torna-se vulto emérito de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 27/05/2022 17h12, última modificação 27/05/2022 17h12
O homenageado é presidente da ASPP. A honraria é a maior distinção que o Município concede a uma pessoa nascida na capital do Paraná.
Na segunda, Alvaro Rychuv torna-se vulto emérito de Curitiba

As sessões solenes da CMC voltaram a ser realizadas no formato presencial, no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para a entrega do título de Vulto Emérito da cidade a Alvaro Miguel Rychuv. Funcionário público aposentado, desde 2014 ele ocupa a presidência da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP). A honraria é a maior distinção que o Município concede a uma pessoa nascida na capital do Paraná. A solenidade será presencial, às 19h30 no Palácio Rio Branco. 

A iniciativa da homenagem é do decano do Legislativo, Tito Zeglin (PDT), autor da lei que deu origem à homenagem (lei municipal 15.964/2022). Quando da aprovação do nome do indicado para o vulto emérito – em março passado –, o vereador, que é vice-presidente da CMC, destacou a trajetória do homenageado. “Sempre valorizei o funcionário público, seja estadual, municipal ou federal. E é esse respeito que o Alvaro tem”. 

Rychuv ingressou no governo do Paraná em 1959 e passou por diversos cargos da área contábil, como o de diretor-geral de Orçamento do Estado, nos períodos dos governos Ney Braga e Paulo Pimentel, e o de coordenador-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Ele é o 28º presidente da ASPP, que hoje conta com mais de 50 mil associados e sedes em diversas cidades do Paraná. 

Vulto emérito
O título que será entregue na próxima semana foi instituído em 1963 pela CMC – pela lei municipal 2.255/1963, hoje revogada – e atualmente é regulamentado pela lei complementar 109/2018. O vulto emérito de Curitiba é destinado a pessoas nascidas na capital, que têm reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis e que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. 

A sessão solene que marcará a homenagem ao presidente da ASPP será na segunda, às 19h30. A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter.