Mario Celso propõe nova entidade

por Assessoria Comunicação publicado 06/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 14h55

O vereador Mario Celso Cunha (PSB) está propondo a criação de uma nova entidade representativa de vereadores, para formatar projetos que atendam toda a Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o parlamentar, "é urgente a formação de uma Associação de Vereadores da Região Metropolitana para estabelecer uma ação conjunta dos problemas que envolvem a área metropolitana".
Mario lembra que Curitiba, hoje, está interligada a mais de 20 municípios, formando a Grande Curitiba, e que os problemas da Capital se fundem com os problemas das cidades vizinhas, devendo ser tratados de maneira conjunta, com a participação de parlamentares intermunicipais.
Um dos maiores problemas enfrentados pelo cinturão da Região Metropolitana é o do lixo. O vereador recorda que "Curitiba recebe o lixo de 14 municípios vizinhos desde 1993 e nada recebe por isso. Das 2,4 mil toneladas de dejetos domésticos que são despejadas todos os dias no aterro sanitário da Caximba, mais de mil não são geradas na Capital".
Curitiba não tem mais espaço para a colocação do lixo e teve que apelar para uma medida de emergência para garantir um acréscimo de quatro anos na vida útil do depósito de lixo. Nenhum outro município da Região Metropolitana aceita fazer a construção e operação de um novo aterro. "Isso tem que ser estudado e decidido em conjunto", afirma o parlamentar.
Além desta questão, existem outras, como a interligação do transporte coletivo, o anel ferroviário, o abastecimento de água, as leis ambientais e demais situações de interesse comum. Mario Celso fez uma avaliação sobre a importância da criação da Secretaria Extraordinária de Assuntos Metropolitanos e disse que "o prefeito Beto Richa foi muito feliz com a escolha do vereador Rui Hara para comandar a pasta, já que ele tem atuado com competência na Câmara Municipal e sempre esteve atento aos problemas que envolvem a Região Metropolitana. Rui será muito importante neste processo que vai criar uma nova visão social, priorizando as soluções e resultados em conjunto com a vizinhança metropolitana", finalizou.