Licitação para segurança em escolas será debatida na Comissão de Economia

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2018 11h15, última modificação 29/10/2021 08h12

Às 14h desta quarta-feira (31), a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoverá uma reunião extraordinária com integrantes da Comissão de Licitação da prefeitura, formada com o objetivo de elaborar uma licitação para a segurança monitorada nas escolas da rede municipal. O grupo  apresentará uma proposta para contratação e discutirá o termo de referência com os vereadores.

Os frequentes casos de assaltos e de vandalismos nas unidades educacionais da capital, que somaram 3.216 casos entre 2015 e 2018, motivaram preocupação entre os vereadores que abordaram o tema em plenário no dia 4 de setembro. No dia seguinte, 5 de setembro, a convite de Serginho do Posto (PSDB), presidente do Legislativo, foi realizada uma reunião com autoridades ligadas ao assunto para esclarecimentos aos parlamentares (052.00004.2018).

Nesta reunião, Maria Cristina Brandalize, diretora do Departamento de Logística da Secretaria Municipal de Educação (SME) explicou que cabe à empresa contratada o monitoramento dos equipamentos e atendimento tático móvel, a instalação e manutenção de sensores, reparo e reposição de bens nos locais assaltados e a sincronização do sistema monitorado com a Guarda Municipal.

O atual contrato, com valor médio de R$ 372 mil para a cobertura de 518 equipamentos, exclui a parte externa dos prédios, abra
ngendo somente o interior, onde estão instalados os sensores. Na ocasião, representando o Grupo Cinco Sistemas Integrados de Segurança Ltda., Áureo Arruda afirmou que a empresa cumpria o estabelecido no edital publicado pelo Município e que, por iniciativa própria, já havia implementado melhorias no serviço prestado.

A agenda da Comissão de Economia de hoje está marcada para 14 horas, na Sala das Comissões (localizada no subsolo do Palácio Rio Branco). Integram o colegiado: Thiago Ferro (PSDB), Ezequias Barros (PRP), Jairo Marcelino (PSD), Mauro Ignácio (PSB), Osias Moraes (PRB), Paulo Rink (PR), Professora Josete (PT), Professor Silberto (MDB) e Sabino Picolo (DEM).