Inspiração Curitibana homenageia 27 mulheres, com ênfase nas profissionais da linha de frente contra o Covid

por João Cândido — publicado 10/12/2021 16h48, última modificação 10/12/2021 16h48
Criação da vereadora Maria Letícia Fagundes, o evento Inspiração Curitibana já concedeu honrarias a mais de 100 mulheres
Inspiração Curitibana homenageia 27 mulheres, com ênfase nas profissionais da linha de frente contra o Covid

Em sessão solene na Câmara Municipal, 26 mulheres receberam honrarias no evento Inspiração Curitibana, criação da vereadora Maria Letícia Fagundes. (Foto:vRodrigoFonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (9), 26 mulheres foram homenageadas no plenário da Câmara Municipal de Curitiba A iniciativa do evento foi da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), que no segundo ano de seu primeiro mandato deu início ao Inspiração Curitibana, conjunto de premiações que visam exaltar figuras femininas que, de alguma forma, trabalharam em benefício da comunidade. Trata-se da 5ª edição do evento que já concedeu honrarias a mais de 100 mulheres. Para a vereadora Maria Letícia, proponente das homenagens, é necessário que mulheres ocupem espaços de liderança.
“Desde que cheguei à Casa, percebi que praticamente 90% dos homenageados pela Câmara eram homens. Pensei sobre o assunto e cheguei à conclusão de que isso acontecia porque a maior parte dos vereadores é homem. Isso mostra como é necessárisa a representatividade feminina em todos os âmbitos da sociedade”, afirmou Marias Letícia. Ela também comentou sobre o orgulho e a satisfação em poder homenagear mulheres com trajetórias de destaque. “Mulheres que buscam a transformação, a mudança da realidade para algo positive. Meu desejo é que mulheres como vocês se multipliquem e é possível afirmar que já avançamos em algumas frentes. Hoje o plenário é nosso”, afirmou a parlamentar.

A primeira homenageada foi a médica Sandra Mara Raboni, que recebeu a cidadania honoraria. Ela é chefe da Unidade de Infectologia do Hospital, de Clínicas do Paraná e também coordenadora da pesquisa sobre a Coronavac em parceria com o laboratorio Sinovac em todo o estado do Paraná. Segundo ela, “o reitor da UFPR e os professores se uniram pra termos uma infraestrutura que possibilitasse a pesquisa. Nosso centro deveria ter 800 profissionais de saúde, mas em dois meses tínhamos 1400 pessoas. A

Mariah Reinhadt Luz, criadora do projeto “O que fazer Curitiba”, recebeu o prêmio Cultura e Divulgação e Maude Nancy Josly Motta, advogada que atua na área do Direito Ambiental citou em seu agradecimento ao prêmio Ecologia e Ambientalismo, algumas mulheres de relevo, como a jornalista Teresa Urban, por exemplo, ícone do movimento ambiental em Curitiba.

Congratulacoes e aplausos
Receberam votos de congratulações e aplausos: Paula Leite Vega, médica especialista em cirurgia geral que atua na luta contra o Covid como plantonista do Pronto Socorro do Hospital Marcelino Champagnat; Bruna Cristina Santim, médica plantonista do pronto atendimento e da uti para Covid, também do Marcelino Champagnat e Rebeca Fernandes Rocha, enfermeira há 22 anos, MBA em gestão hospitalar emergencista. Ela citou a frase de Tiradentes, “se mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria”, para esclarecer qual foi o sentimento que predominou entre os profissionais da saúde durante a pandemia.
Também homenageaada foi Viviane Giselle de Souza, enfermeira do Hospital do Idoso Zilda Arns. Ela lembrou que no Brasil atuam 1,5 mi de profissionais da área de saúde, sendo que 60% são enfermeiros. Na enfermagem, 87% são mulheres.

Também receberam votos de congratulações e aplausos: Andrea Cristina Chromiek, médica clínica geral. Durante a pandemia trabalhou na UTI do Hospital Pilar e no SAMU; Leila de Paula Oliveira, técnica de enfermagem há 7 anos e está na linha de frente do hospital Marcelino Champagnat no combate ao Covid; Laira Gaede Senesi ginecologista e plantonista no Hospital das Clínicas e membro da diretoria da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa). Durante a pandemia, atuou na vacinação de gestantes e atualmente integra a comissão de humanização do Hospital de Clínicas. A médica Juliana Marumi Hattori Sakuragi, que é médica intensivista no Hospital do Idoso Zilda Arns recebeu o voto de congratulação e aplauso.

Outros médicos que receberam homenagens foram: Desirée de Marillac Nascimento, médica clínica geral na UFPR, atua na linha de frente do Hospital Vitoria e no Hospital do Idoso Zilda Arns; Lucilene Cordeiro Netto, professional do Hospital Sugizawa; Elisa Garbin Bana, especialista em clínica médica e medicina intensive. Foi coordenadora médica no Hospital Pilar durante a pandemia.

Outras profissionais de saúde
Aline Duarte Gomes do Pinho Alves, enfermeira pós graduada em gestão da saúde trabalha na UTI dos hospitais Santa Cruz e McKenzie. Barbara Joei Mioto, fisioterapeuta especialista em oncologia. Atua na linha de frente contra o Covid no Hospital Santa Cruz e no Hospital McKenzie. Destacou a importantância dos fisioterapeutas durante a pandemia para a fisioventilação mecânica dos pacientes, por exemplo.
Danila Pinheiro Hubie, ginecologista com especialização em mastologia que trabalha na Santa Casa e é coordenadora do setor de mastologia do Hospital Erasto Gaertner. Luiza Sviesk Sprung, coordenadora do setor de ginecologia e obstetrícia da Santa Casa e professora da PUC. Viviane Marques dos Santos, médica que combateu a pandemia no Hospital do Idoso, no Hospital do Trabalhador e no Hospital Vitória. É também coordenadora da UPA Cajuru. Também homenageada foi a dermatologista Taísa Faria Jorge Faret. Também fez uso da palavra a médica da Câmara Municipal de Curitiba, Rejane Maria Ferlin, doutora em ciências da saúde.

Também foram homenageadas as médicas Rita Maira Zanine, Marta Francis Benevides Rehme e Bruna Fabiana Vianna Alessio. Além delas, a chef de cozinha Manoella Buffara; a empreendedora social Gabrielle Mahamud; a jornalista esportiva Nadja Mauad e a Editora Vôo, criada pelas sócias Joana Mello, Priscila Seixas e Claudia Kubrusly.