Câmara de Curitiba promove Natal “Ame o próximo” na próxima terça-feira

por Filipi Oliveira — publicado 10/12/2021 17h35, última modificação 14/12/2021 18h24
Principal atração será a orquestra da Primeira Igreja Batista, com apresentação às 19h30; evento seria realizado nas escadarias do Palácio Rio Branco, mas devido a chuva será no Teatro Regina Casillo
Câmara de Curitiba promove Natal “Ame o próximo” na próxima terça-feira

Fachada do Palácio Rio Branco, prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em parceria com a Prefeitura de Curitiba, vai realizar, nesta terça-feira (14), às 19h30, a apresentação natalina “Ame o próximo” no Teatro Regina Casillo. A principal atração do evento gratuito será a Orquestra Compromisso Adoração da Primeira Igreja Batista de Curitiba, que no repertório terá canções natalinas, como Noite de Paz e O Holy Night.

O tema do evento, que integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021, é o amor pelo próximo. A orquestra estava mobilizada para angariar recursos para a família do menino Pietro, que foi diagnosticado com doença AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo 1 aos três meses de vida. E por isso o nome do evento. O custo do medicamento é milionário, e, recentemente, a família conseguiu por decisão judicial, garantindo o tratamento da criança. Então toda a ação busca, além da mobilização de amor ao próximo, a conscientização em apoio a outras famílias que lutam contra a doença.

Também fará uma apresentação durante a noite a cantora e compositora Amanda Lyra, de 31 anos, que tem AME tipo 3, sendo uma veterana dos palcos curitibanos, com aparições nos principais bares e casas noturnas de Curitiba.

“Neste Natal, Curitiba agradece o dom da vida e esta bela atração da Câmara Municipal, que integra nossa programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, mostra que a maior graça que se pode ter é a vida. Por isso, este é o Natal da gratidão!”, afirma o prefeito Rafael Greca, que confirmou presença na apresentação quando visitou a Câmara na semana passada.

“A Câmara Municipal de Curitiba tem orgulho de integrar o Natal da Gratidão, depois de dois anos de muito sofrimento e muita luta, mas também de muito trabalho para amenizar os impactos e os reflexos da pandemia. Está em nossa missão representar o cidadão curitibano e defender os interesses da sociedade, buscando o desenvolvimento de nossa cidade com justiça social. E essa apresentação é um símbolo da luta pela vida e, principalmente, da solidariedade das pessoas pensando no próximo”, apontou o presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (Pros).

Quem articulou a apresentação da orquestra da PIB na Câmara de Curitiba foram o líder do governo, Pier Petruzziello (PTB), e o empresário Rafael Magosso. “Eu acredito muito na relevância das ações de conscientização. Quando conheci a história do Pietro ainda buscávamos fundos para comprar o caríssimo remédio da AME. O Natal da Câmara seria uma forma de ajudar. No meio do percurso, felizmente, ele conseguiu o medicamento. Vi os pais celebrarem, mas a dor por aqueles que não tiveram essa sorte ainda os fez seguir em frente. Assim o nosso Natal se tornou uma campanha de conscientização sobre a AME e sobre toda a dificuldade que as famílias passam. E isso está alinhado com o que acredito e com o que trabalhamos por aqui. Convido todos a participarem desse evento que além de bonito tem impacto social se for abraçado”, disse Pier.

Apresentação
A Orquestra Compromisso Adoração da Primeira Igreja Batista de Curitiba fará a apresentação com 27 músicos, com a liderança da Ministra e Maestrina Even Zub Dutra. Além da formação orquestral, o grupo se apresentará com um trio de bateria, baixo e piano, além de solo vocal. A apresentação também terá os solistas Carlos Correa (trompete), Marcos Regly (sax tenor), Alessandro Dino (trompa), Leandro Mascarenhas (violino), Luzimar Primiano (violino), Thiago Pacondes (sax barítono) e Renata Guidelli (soprano).

A Orquestra surgiu em meados de 1990, com um pequeno grupo de estudantes de violino, sob a liderança do Pastor Marcílio de Oliveira Filho. Atualmente, ligada ao Ministério Compromisso Adoração que tem como líder o Pastor Paulo Davi e Silva, a orquestra é formada por aproximadamente 80 músicos, membros da PIB Curitiba, divididos entre as famílias de cordas, madeiras e metais, numa formação de orquestra sinfônica.

AME
A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença rara, sem cura e neurodegenerativa, ou seja, ataca as células nervosas da medula espinhal que controlam os músculos. E sem tratamento, a doença pode levar a criança à morte ou à dependência de respirador artificial antes dos 2 anos de idade. Alguns sinais podem ser notados na coordenação t. No bebê, se não mantém a cabeça erguida quando apoiada; ou não consegue rolar, rastejar ou sentar sem apoio. E nas crianças com 1 ou 2 anos, não ficar em pé, não andar sozinha ou não subir escadas. Saiba mais informações aqui.

Além do concerto, o público poderá apreciar a lúdica decoração da Praça Eufrásio Correia, junto à Câmara Municipal, com estrelas de Natal de piso espalhadas ao redor da ninfa de bronze.

A realização é da Câmara Municipal de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da Evidente - Conclua Seus Estudos e apoio da Primeira Igreja Batista e da Orquestra Compromisso Adoração.

SERVIÇO: Natal “Ame o próximo” da Câmara Municipal de Curitiba
Data: terça-feira (14/12)
Horário: 19h30
Local: Teatro Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500, Centro)
Entrada gratuita

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Consórcio Servopa, Loterias Cai-xa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Confira a programação completa no site www.natal.curitiba.pr.gov.br
A programação está sujeita a alterações.