Inaugurada placa que inclui CMC no circuito da 1ª Semana do Barão do Serro Azul

por José Lázaro Jr. — publicado 09/08/2021 16h20, última modificação 09/08/2021 17h14
Luiz Milek, um dos idealizadores da iniciativa, esteve na CMC para descerrar a placa que inclui o Palácio Rio Branco no circuito cultural.
Inaugurada placa que inclui CMC no circuito da 1ª Semana do Barão do Serro Azul

Luiz Milek, Gabriel Paris, Serginho do Posto e Tico Kuzma inauguram homenagem ao Barão do Serro Azul. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na manhã desta segunda-feira (9), o Palácio Rio Branco recebeu oficialmente a placa que inclui o prédio histórico, no qual são realizadas as sessões da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no circuito cultural da 1ª Semana do Barão do Serro Azul. Participaram da cerimônia o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), o  autor da lei municipal 15.687/2020, que inseriu a data no calendário oficial da cidade, Serginho do Posto (DEM), o diretor de patrimônio cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Gabriel Seratto Paris, e o empresário Luiz Milek, idealizador da iniciativa com André Zampier (leia mais). A placa tem um QR Code, que direciona para a biografia do homenageado.

“O objetivo da lei municipal é evidenciar esse grande personagem da história paranaense”, justificou Serginho do Posto. Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, foi fundador da Associação Comercial, do Clube Curitibano e teve fundamental importância na política local na virada do século XIX para o século XX. “Um dos maiores exportadores de mate do mundo e um dos primeiros abolicionistas”, lembrou o vereador. “Além de ser grande empresário, tinha papel social importante no Paraná”, completou. Tico Kuzma elogiou a gestão Rafael Greca por dar efetividade à lei criada pela CMC. Mauro Bobato (Pode) destacou a presença do vice-governador, Darci Piana, nas atividades da Semana do Barão do Serro Azul.

Em razão do Barão do Serro Azul ter sido um dos presidentes da CMC, o Legislativo da capital é um dos oito locais da cidade que receberam a distinção, numa ação que mobilizou a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Comunicação Social. “A gente sempre foi amante da cultura local e começamos a idealizar [a homenagem] em 2017. Em 2018, procuramos a CMC. Trata-se de homenagear a vida [do barão]”, disse Milek. “Fizemos a pesquisa, indicando locais onde há a digital dele em Curitiba, onde a vida [do barão] se fez efetiva em Curitiba”, completou Gabriel Paris, da FCC.

Além da CMC, o circuito cultural tem o Solar do Barão, prédio construído por ele como residência de sua família; o Cine Passeio, onde funcionou a Impressora Paranaense, que imprimia rótulos das embalagens de erva-mate (exportadas pelo barão); a sede da Associação Comercial do Paraná, da qual Ildefonso Correia foi um dos fundadores; a Pracinha do Batel, onde funcionou o seu engenho de erva-mate; a antiga sede do Clube Curitibano, do qual foi o primeiro presidente, atualmente sede da Cohab; a Escola Tiradentes, construída por ele;  e o seu túmulo no Cemitério Municipal.