166 anos da Igreja Presbiteriana são celebrados na Câmara de Curitiba

por Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 14/08/2025 14h55, última modificação 14/08/2025 15h26
Vereadores de Curitiba também entregaram diplomas em plenário à startup Hub do Rock e ao empreendedor Jose Moacir de Quadros.
166 anos da Igreja Presbiteriana são celebrados na Câmara de Curitiba

Presbíteros receberam o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos de Carlise Kwiatkowski. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou, ao longo das sessões plenárias desta semana, a entrega de três diplomas de Votos de Congratulações e Aplausos. O primeiro deles, na última terça-feira (12), homenageou os 166 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil em território nacional, data celebrada em 12 de agosto de 2025. "Trata-se de uma história marcada por dedicação, fé, compromisso e amor ao próximo”, enalteceu a vereadora Carlise Kwiatkowski (PL), propositora do reconhecimento público.

“A Igreja Presbiteriana do Brasil permanece como uma força viva na propagação da fé cristã, na defesa da liberdade religiosa, na promoção da ética, na formação de lideranças e na prestação de serviços sociais relevantes à comunidade”, completou a parlamentar. A entrega do diploma foi acompanhada pelos presbíteros Rodrigo Reis, ex-vereador de Curitiba, Emanuel Augusto Oliveira, Odair da Veiga França, Rubens Vaz Moreira, Romildo Nunes Bassani e Reginaldo Nunes (077.00568.2025).

hub do rockStartup Hub do Rock, de incentivo a negócios e cultura, é homenageada

A sessão desta terça também registrou a entrega do diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à startup Hub do Rock. Propositor da homenagem, o vereador João da 5 Irmãos (MDB) explicou que a iniciativa busca incentivar e impulsionar negócios inovadores e sustentáveis, conectando-os com o universo do rock and roll de Curitiba.

“É um hub de incentivo a negócios sustentáveis, um espaço onde ideias se tornam ações com impacto real", apontou o parlamentar. “A proposta é atuar como uma plataforma viva de soluções transformadoras, onde cada negócio pode ser um agente de mudança, promovendo viabilidade econômica, responsabilidade socioambiental e valorização da cultura local”, prosseguiu. João da 5 Irmãos entregou o diploma à economista Sabrina Matos e ao empresário e músico Marcelus dos Santos, os fundadores da startup curitibana (077.00384.2025).

Móveis LolaMóveis Lola: fundador recebe Votos de Congratulações

Na sessão desta quarta-feira (13) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi a vez de Hernani (Republicanos) reconhecer, com o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos, a visão empreendedora de José Moacir de Quadros. O vereador explicou que o homenageado foi o responsável, há 20 anos, pela fundação da empresa Móveis Lola, no Bairro Alto.

"José Moacir de Quadros, com determinação e olhar estratégico, transformou um pequeno negócio em uma empresa do setor de móveis populares", apontou Hernani. Ao longo do tempo, a Móveis Lola se modernizou, ampliou o catálogo de produtos e investiu na digitalização, tornando-se presente tanto no ambiente físico quanto no digital. O vereador destacou que "a dedicação do fundador e a confiança dos clientes foram pilares dessa trajetória de sucesso"(077.00283.2025).

Felca e mais Votos de Congratulações aprovados

O plenário também acatou novos requerimentos de Votos de Congratulações nas sessões desta semana. Nesta quarta, por exemplo, Professora Angela (PSOL) defendeu a aprovação do reconhecimento da Câmara de Curitiba ao youtuber e influenciador paranaense Felipe Bressanim Pereira, o Felca, por dar visibilidade ao debate da adultização e exploração sexual de menores de idade nas redes sociais, por meio de vídeo publicado na semana passada. "Ele fez o que muitos não fizeram por muito tempo”, elogiou a vereadora (077.00591.2025).

Na mesma sessão plenária, Serginho do Posto (PSD) defendeu o reconhecimento público da Escola Municipal Elza Lerner. “A escola que ao longo dos anos também apresenta resiliência, administrativa e ao longo dos anos tem cumprido o seu papel social e educacional com excelência", argumentou (077.00584.2025).

Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques