Festival Tutano é incluído no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/02/2024 07h45, última modificação 05/02/2024 16h44
Lei municipal incluindo o evento gastronômico no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba foi aprovada em dezembro de 2023.
Festival Tutano é incluído no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba

Festival Tutano de Gastronomia é uma iniciativa de Beto Madalosso, agora incorporada ao Calendário de Eventos de Curitiba. (Foto: Divulgação/Festival Tutano)

Desde o dia 21 de dezembro, quando foi publicada no Diário Oficial a lei municipal 16.280/2023, o Festival Tutano de Gastronomia está integrado ao Calendário de Eventos de Curitiba. Idealizado por Beto Madalosso a partir da Revista Tutano, de 2012, e depois do Fórum Tutano, o festival se tornou um ponto de reflexão sobre as gastronomias local e nacional, sendo que, no ano passado, em outubro, levou milhares de pessoas ao Museu Oscar Niemeyer para 16 painéis de debates, com grandes nomes da gastronomia, para discutir as tendências do mercado.

Comissão de Transporte - Dalton BorbaO projeto de lei que inseriu o Festival Tutano no Calendário de Eventos de Curitiba foi uma iniciativa do vereador Dalton Borba (PDT), que em plenário foi bastante elogiada por Alexandre Leprevost (Solidariedade). A iniciativa foi levada à votação na segunda quinzena de dezembro de 2023 (005.00147.2023), sendo sancionada logo em seguida pelo prefeito Rafael Greca na forma da lei 16.280/2023. Fazer parte do calendário de eventos facilita o relacionamento dos organizadores com o poder público e a mobilização de apoios para a atividade.

Durante a votação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Dalton Borba argumentou, em plenário, que o Festival Tutano “hoje é referência para o mercado gastronômico”, impactando positivamente no turismo. A última edição foi realizada no museu Oscar Niemeyer e chacoalhou o mercado gastronômico do Sul do Brasil, reunindo cerca de 15 mil pessoas. A proposta do festival é unir, conectar e formar uma rede sólida que abrange toda a cadeia da gastronômica, desde a terra até a mesa”, elogiou Borba.