Escola do Legislativo convida psicanalista para debater saúde mental na pandemia

por Claudia Krüger — publicado 24/01/2021 15h07, última modificação 24/01/2021 15h07
Evento é parte das atividades da Câmara Municipal de Curitiba para alertar população sobre cuidados com saúde emocional

Tratar da saúde mental é coisa séria e por isso mesmo ganhou um período específico, o primeiro mês do ano, o Janeiro Branco, para ser debatido na capital do Paraná. Para conscientizar a população sobre a importância do tema, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima quinta-feira (28), um debate sobre o assunto com o psicólogo e psicanalista Willian Mac-Cormick Maron. A atividade será a partir das 15h, com o mote “Janeiro Branco: em tempos de pandemia, todo cuidado conta”. A transmissão será ao vivo pelo canal da CMC, no YouTube.

O debate faz parte de uma iniciativa da Câmara Municipal em conscientizar a população sobre o tema. São publicações nas redes sociais da CMC e da Escola do Legislativo, a iluminação em branco do Palácio Rio Branco, e agora esse bate papo com o psicólogo Willian Mac-Cormick. A população poderá encaminhar perguntas, ao entrevistado, pelas redes sociais da Câmara e da Escola e também pelo chat do YouTube, durante a transmissão do evento.

O Janeiro Branco passou a fazer parte do calendário da capital em 2018, a partir da lei municipal 15.160/2018, de autoria da vereadora Noemia Rocha (MDB). A normativa prevê a realização de ações educativas para a difusão da saúde mental, a partir da cooperação entre o poder público e a iniciativa privada, ou setores da sociedade civil organizada, para a promoção de campanhas de esclarecimento e atividades preventivas.

O convidado
Formado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Willian Mac-Cormick mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e produz sobre temas como psicanálise, filosofia, direito, política, cultura e sociedade. É coordenador do curso de pós-graduação em psicologia clínica e professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná nas cadeiras de psicanálise e psicologia do trabalho. É autor do livro “Do que é feito um líder? Uma leitura psicanalítica das coletividades e suas identificações”, e coautor dos livros “Filosofia, Religião e Psicanálise”, “Amor, Desejo e Gozo”, “Por que nos identificamos?”, entre outros.