Câmara teve ações para comemorar o Mês das Mães

por Nicole Thessing*, especial para CMC — publicado 02/06/2023 18h05, última modificação 05/06/2023 16h54
O mês de maio também contou com ações voltadas à saúde e à capacitação dos servidores.
Câmara teve ações para comemorar o Mês das Mães

Terapeuta integrativa conduziu roda de conversa sobre a maternidade. (Foto: Rafael Mayer/CMC)

No último mês, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu atividades para homenagear o Dia das Mães. Na tarde do dia 11, foi realizada uma roda de conversas para servidoras da Casa, com a aplicação de técnicas inspiradas na comunicação não violenta. A ação foi orientada pela terapeuta integrativa Adriana Czelusniak, da Divisão de Saúde Ocupacional. 

“Na semana do Dias da Mães, esta foi a ação da Saúde, um workshop com o objetivo de criar um espaço para as mães trabalharem sua autoimagem e terem contato com a liberação da autocobrança e da culpa”, explicou a chefe da Saúde Ocupacional, a servidora Liege da Fonseca Rocha.

Outro evento da CMC alusivo ao Dia da Mães foi o “Show de Tortas”, realizado em 10 de maio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O instrutor de gastronomia Rafael Perim dos Santos, com apoio da auxiliar de alimentação Ana Claudia Rodrigues, ensinou uma receita de torta holandesa para as mães participantes.

“O objetivo foi promover entretenimento em homenagem ao Dia das Mães. Houve a participação de servidores ativos e aposentados”, declarou Hamilton Junior, presidente da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC). Foi a primeira vez que o evento foi realizado. E, no dia 10, a ASCMC e o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Município de Curitiba (SindiCâmara) realizaram um almoço especial de confraternização em homenagem às mães, com a sua tradicional feijoada. 

Saúde física e emocional

Além da roda de conversa com as mães, a Divisão de Saúde Ocupacional também promoveu, ao longo do mês de maio, ações voltadas à saúde física e emocional dos servidores e estagiários. Na tarde da última terça-feira (30), a terapeuta Adriana Czelusniak orientou a prática “Aprendendo técnicas de relaxamento”, que faz parte de um projeto do setor com o objetivo realizar encontros mensais de autocuidado com a saúde emocional.

A iniciativa foi idealizada com o objetivo de dar “oportunidade de conhecer ferramentas que ajudam também a manter a tranquilidade, afastar a ansiedade e o estresse”. “Os participantes puderam conhecer diferentes formas de se buscar um autorrelaxamento, seja pela meditação mais profunda, a respiração, seja pela automassagem, a massagem em pontos das mãos ou dos pés, que ajuda também a liberar a tensão, além de outros recursos terapêuticos”, finalizou Adriana.

Já na tarde do dia 16, a DSO promoveu uma campanha de prevenção da hipertensão arterial sistêmica. A ação contou com a aferição da pressão arterial, orientações sobre a alimentação e outros cuidados. A enfermeira do trabalho Fernanda Cristina da Silva, da terceirizada Paraná Medicina do Trabalho (PMT), conduziu os atendimentos. Ela explicou que o objetivo é realizar “a prevenção e rastreamento dos pacientes com pressão alta” e, assim, controlar o risco à saúde. 

Programa Jovem CMC

A Escola do Legislativo, em parceria com a Divisão de Saúde Ocupacional, lançou, no dia 25, o “Programa Jovem CMC: conquistando meu caminho”. A ideia é desenvolver, ao longo do ano, encontros mensais com os estagiários de Ensino Médio e do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná.

A vereadora Maria Leticia (PV), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da Câmara de Curitiba, realizou a primeira palestra, falando sobre sustentabilidade e reciclagem. O segundo encontro foi realizado na tarde do dia 1º de junho, pela Saúde Ocupacional. O tema foi “Liberando o estresse do dia a dia”, conduzido pela terapeuta integrativa Adriana Czelusniak.

Direito eleitoralDireito Eleitoral em debate

A Escola do Legislativo também realizou um treinamento sobre federações partidárias em painel de debate sobre direito eleitoral, no dia 18 de maio, voltado aos vereadores, às assessorias parlamentares, aos servidores da Casa e ao público externo. A palestra foi ministrada pelos professores universitários e advogados eleitorais Luiz Gustavo de Andrade e Roosevelt Arraes, que são autores do livro “Federação Partidária: Uma reforma eleitoral e política”.

Minha Biblioteca

A qualificação dos servidores também é o foco da plataforma Minha Biblioteca, lançada em maio pela Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara de Curitiba. Trata-se de uma biblioteca digital para a utilização pelos servidores da Câmara, com um grande acervo de livros técnicos e científicos, nas áreas das ciências jurídicas, exatas, sociais aplicadas e pedagogia. Para ter acesso às 300 opções de leitura, o servidor deve fazer um chamado pelo sistema interno.

Campanha do agasalho

“Doou, esquentou." Esse é o slogan da campanha realizada pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Prefeitura de Curitiba para arrecadar roupas, calçados, cobertores e toalhas de banho, em bom estado, que serão doadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial àquelas em situação de rua. 

Mais uma vez, a Câmara faz parte da rede de parceiros da Campanha do Agasalho 2023. Os pontos de coleta estão nas entradas dos anexos 1, em frente à praça Eufrásio Correia, e 2, na esquina da rua Lourenço Pinto com a avenida Visconde de Guarapuava. As doações podem ser feitas não só pelos servidores, vereadores e funcionários terceirizados da Casa, mas também pela população em geral. A ação vai até o dia 15 de setembro.

Dia do Desafio

A Câmara Municipal se uniu à campanha mundial do Dia do Desafio, que tem como objetivo incentivar a prática regular de esportes e atividades físicas. Após a sessão plenária da última quarta (31), em parceria com o Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR), monitores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) supervisionaram atividades de ginástica com vereadores, assessores e servidores, no auditório do Anexo 2. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques