Educação política: Câmara de Curitiba conclui 7ª edição do Parlamento Jovem
Vereadores mirins da 7ª edição do Parlamento Jovem foram diplomados na Câmara de Curitiba hoje (26). (Fotos: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) encerrou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (26), a 7ª edição do Parlamento Jovem. O projeto, fruto da parceria entre o Legislativo e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), contou com a participação de oito vereadores mirins e quatro colégios da rede estadual de ensino, envolvendo estudantes em atividades de educação política desde abril deste ano.
A conclusão da iniciativa foi realizada pelo vereador Leonidas Dias (Pode), 1º vice-presidente da Casa, que presidia a sessão plenária e suspendeu-a para o encerramento. “É uma satisfação muito grande para os vereadores e vereadoras da Câmara de Curitiba receber os representantes da 7ª edição do Parlamento Jovem em Curitiba”, afirmou. Para ele, o programa é “uma ação democrática que incentiva a participação da juventude no processo político”.

O evento contou com a diplomação dos vereadores mirins e suplentes que fizeram parte do programa e a entrega de um projeto de lei criado pelos integrantes do Parlamento Jovem 2025: a criação da política municipal de disponibilização de recursos de Comunicação Ativa e Ampliada (CAA) em espaços públicos e privados de grande circulação.
Lucas Augusto de Lira Mendes Vasconcelos, vereador mirim suplente do Colégio Estadual João Mazzarotto, apresentou o projeto para os parlamentares. Ele salientou que a iniciativa “busca trazer mais visibilidade e voz aos grupos minoritários em Curitiba” e entregou a proposta em mãos para Leonidas Dias, que representava a Mesa Diretora da Câmara.
Além de Lucas, foram diplomados os vereadores mirins e suplentes Mariah Isabella Gonçalves Bonfim Princival e Mariana Valentim dos Santos, do Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Faria Ansay; José Lucas da Silva Guimarães e Nathalia Kawane Ferreira Dias, do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo; e Pietro Luiz Vidolin, também do Colégio Estadual João Mazzarotto. Ao final da ação, Leonidas Dias agradeceu os vereadores mirins, professores representantes e familiares pela participação no projeto.
O que é o Parlamento Jovem?
O Parlamento Jovem é um programa de educação política resultante da parceria da Câmara de Vereadores com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), com sua primeira edição realizada em 2017. Nele, estudantes da rede pública de ensino têm acesso a situações da vida política no Legislativo, desde a eleição até a criação de projetos de lei.
Os participantes desta edição do Parlamento Jovem foram eleitos no dia 7 de abril de 2025, com pleito eleitoral coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná. Após a eleição, foram empossados na Câmara de Curitiba no dia 20 de agosto. Desde então, fizeram parte de uma apresentação da atividade legislativa, uma sessão simulada para a discussão de projetos e debates para formalizarem uma proposta ao Legislativo. Os estudantes foram assistidos em todas as etapas pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel e Departamento de Processo Legislativo (Deprole) da Câmara.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Edição: Marcio Silva
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba