Parlamento Jovem: vereadores mirins vivenciam sessão simulada

por Pietra Hara, especial para a CMC* — publicado 27/10/2025 18h10, última modificação 28/10/2025 09h25
Grupo discutiu projeto de lei em tramitação no Legislativo e iniciou o preparo de uma proposição, que será apresentada ao plenário da Câmara Municipal de Curitiba em novembro.
Parlamento Jovem: vereadores mirins vivenciam sessão simulada

Ação na Câmara de Curitiba contou com apresentação sobre a atividade parlamentar e realização de sessão simulada com os vereadores mirins. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Os vereadores mirins da 7ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participaram, na última quinta-feira (23), de uma sessão de votação simulada. A atividade, organizada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel e realizada no auditório da instituição, marcou uma etapa prática do projeto, permitindo aos jovens vivenciarem o debate, a votação e o funcionamento do Poder Legislativo municipal de forma concreta.

Fruto da parceria da CMC com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Parlamento Jovem traz a experiência completa de ser um parlamentar para estudantes de Curitiba. Após a posse dos vereadores mirins, realizada em agosto deste ano, o programa é conduzido pela Escola do Legislativo, em parceria com o Departamento de Processo Legislativo (Deprole) da Câmara, que realiza a capacitação dos participantes.

Da teoria à prática legislativa

O evento começou com uma apresentação das atribuições da Câmara de Vereadores e a contextualização sobre a estrutura dos poderes no Brasil. Rodrigo Verri, servidor da Escola do Legislativo e um dos responsáveis pela organização da ação, destacou que o objetivo era garantir que os jovens conhecessem todo o caminho que uma lei percorre. "Passamos desde o protocolo do projeto no sistema próprio aqui da Câmara até a análise das comissões e a chegada ao plenário", resumiu.

Para além da explicação teórica, um projeto de lei já em tramitação na Casa foi pautado. Os vereadores mirins e seus suplentes se dividiram em grupos, formulando argumentos a favor e contra a proposição. Após a discussão, o projeto foi aprovado por unanimidade em uma votação simbólica, replicando a dinâmica das sessões plenárias.

Para os participantes, a vivência da votação na prática foi o descaque das atividades do dia. “Foi muito bom fazer parte da simulação. Esse aprendizado é importante para estruturar o conhecimento de jovens e estudantes sobre os três poderes”, avaliou Mariah Isabella Gonçalves Bonfim Princival, vereadora mirim do Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Faria Ansay. Lucas Augusto de Lira Mendes Vasconcelos, vereador suplente da Escola João Mazzarotto, também gostou da ação. “O Parlamento Jovem é bom para a formação da cidadania e a construção de melhores cidadãos para a cidade", declarou.

Próximos passos

Com a sessão simulada concluída, os vereadores mirins partiram para a próxima etapa do Parlamento Jovem: a elaboração de um projeto de lei próprio. A proposição será inteiramente confeccionada pelos estudantes, com o apoio técnico de servidores do Legislativo.

Este projeto será apresentado e deliberado em uma sessão especial no plenário da CMC no dia 26 de novembro, marcando o encerramento do ciclo de 2025. Ao ser questionado sobre a etapa final da ação, Rodrigo Verri destacou a importância dessa prática para a cidadania dos jovens curitibanos desde cedo. “A ideia é que, com essa experiência, eles possam desmistificar a vida política e entender que também podem participar de forma ativa de todas as tomadas de decisão que ocorrem aqui em Curitiba", concluiu.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Revisão: Ricardo Marques