Parlamento Jovem: CMC recebe a 7ª edição do programa
José Lucas da Silva Guimarães, vereador mirim representante do Colégio Prof. Francisco Zardo, falou em nome da legislatura da 7ª edição do Parlamento Jovem. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Promovido desde 2017, o Parlamento Jovem empossou novos vereadores mirins em solenidade nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Realizada em parceria com o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), a iniciativa chegou à sua 7ª edição. Por meio do programa, estudantes vivenciam uma experiência política completa: participam de uma eleição simulada, seguida de posse e, na sequência, da votação de um projeto de lei.
Os jovens que integram o programa Parlamento Jovem foram recepcionados pelos parlamentares da 19ª Legislatura da CMC. A posse ocorreu durante a sessão plenária desta quarta-feira. A etapa do pleito eleitoral foi coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em convênio firmado com a Câmara de Curitiba. Após a posse, o programa é conduzido pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, em parceria com o Deprole (Departamento de Processo Legislativo), que realiza a capacitação dos vereadores mirins.
A legislatura da 7ª edição é composta por estudantes de quatro instituições de ensino da capital: Mariah Isabella Gonçalves Bonfim Princival (vereadora) e Mariana Valentim dos Santos (suplente), do Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Faria Ansay, no Tatuquara; Matheus Miguel Vinharski Melo Matias (vereador) e Gabriel Mikoski dos Santos (suplente), do Colégio Cívico-Militar Senador Manoel Alencar Guimarães, no bairro Mercês; José Lucas da Silva Guimarães (vereador) e Nathalia Kawane Ferreira Dias (suplente), do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, em Santa Felicidade; e Pietro Luiz Vidolin (vereador) e Lucas Augusto de Lira Mendes Vasconcelos (suplente), da Escola João Mazzarotto, no Capão Raso.
Parlamento Jovem: política, democracia e representatividade
A posse dos vereadores mirins foi semelhante à dos parlamentares de Curitiba. Antes da assinatura do termo de compromisso, a leitura foi feita pela estudante Mariah Isabella Gonçalves Bonfim Princival. Já em nome da turma, o estudante José Lucas da Silva Guimarães, do Colégio Prof. Francisco Zardo, destacou o significado do Parlamento Jovem: um projeto que fomenta a participação cidadã, desmistifica a política e valoriza a democracia.
Segundo ele, a política vai além da conquista de votos, sendo um espaço de escuta, diálogo e proposição de soluções. “O programa forma cidadãos com consciência crítica, capazes de compreender que cada escolha importa e que cada voz tem valor. Sinto-me honrado em ter sido eleito vereador mirim, mas acima de tudo inspirado a continuar participando da vida pública”, declarou. 
Representando o presidente do TRE-PR, o desembargador Osvaldo Canela Junior, diretor-executivo da EJE-PR, ressaltou que o programa Parlamento Jovem desenvolve competências essenciais da vereança: a função legislativa, de elaboração de leis; a fiscalizadora, que acompanha as contas públicas; e a julgadora, quando examina as prestações de contas do Executivo municipal.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma (PSD), também destacou a relevância da ação: “A CMC agradece ao TRE-PR e a todos que fazem parte deste projeto. Aproximar a política da comunidade, especialmente das novas gerações, é um dos pilares da nossa missão”. Desde 2017, 122 alunos já participaram do Parlamento Jovem.
Como foi a edição de 2025?
Na edição de 2025, após a posse no Palácio Rio Branco, os estudantes participaram de uma simulação de sessão plenária, com Ordem do Dia, para votação de um projeto de lei real em tramitação no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) da CMC. Divididos em grupos a favor e contra, os vereadores mirins reproduziram o processo deliberativo como se estivessem no plenário.
Na sequência, a turma participou do Jogo da Eleição, atividade lúdica que simula o processo eleitoral e trabalha conceitos como voto consciente, cidadania e combate à corrupção. A ação foi promovida pela Escola do Legislativo, em parceria com servidores de diferentes áreas da CMC.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba