Dia do Professor repercute na sessão plenária da Câmara de Curitiba
Jasson Goulart homenageou professora de Educação Infantil por aplicar a manobra de Heimlich e salvar a vida de aluno. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira (15), foi registrado na sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O vereador Jasson Goulart (Republicanos) fez a entrega do certificado de Votos de Congratulações e Aplausos à professora de Educação Infantil Marina Fonseca Rodrigues, reconhecida publicamente por aplicar a manobra de Heimlich e salvar a vida de um aluno. Já Tiago Zeglin (MDB), Renan Ceschin (Pode), Serginho do Posto (PSD), Professora Angela (PSOL), Eder Borges (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Marcos Vieira (PDT), Vanda de Assis (PT) e Tico Kuzma (PSD) fizeram pronunciamentos sobre a data.
“O que poderia ter se tornado uma tragédia se tornou exemplo de preparo, presença e amor”, destacou Jasson Goulart ao relembrar o episódio em que a professora Marina Fonseca Rodrigues, do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Madre Elvira, localizado no bairro Boqueirão, salvou uma criança que havia se engasgado, no dia 2 de setembro deste ano, ressaltando que a educadora realizou corretamente a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros. O vereador comentou que a sua atuação foi além do exercício da função docente.
"Esse gesto não é apenas um ato heroico, ele resume o fato e o que significa ser professor”, afirmou o propositor dos Votos de Congratulações. O parlamentar ressaltou que a homenagem prestada à servidora pública municipal representa também uma forma de reconhecer todos os profissionais da educação, que diariamente atuam com compromisso, dedicação e responsabilidade na formação das novas gerações (077.00742.2025).
Vereadores de Curitiba se manifestam sobre o Dia do Professor
O vereador Tiago Zeglin (MDB) também utilizou o espaço do pequeno expediente para homenagear os professores, destacando a importância de sua missão na formação de cidadãos e na transformação da sociedade. Em homenagem especial à sua avó, a professora Maria Lenkot Zeglin, que dá nome a uma escola municipal do bairro Tatuquara. Ele ressaltou o respeito e a admiração pelos educadores, citando a tradição japonesa que valoriza a profissão como essencial para a nação. “Neste dia 15 de outubro, eu me curvo a vocês, professores e professoras. Viva o professor do Paraná e do Brasil”, enalteceu.
O vereador Renan Ceschin (Pode) também prestou homenagem ao Dia dos Professores, lembrando de sua primeira docente, a professora Márcia, do Colégio Santa Maria. Serginho do Posto (PSD) se somou aos registros de celebração à data e recordou que o seu pai, Jesus Navarro Balaguer, é professor aposentado.
Já no grande expediente da sessão plenária, a vereadora Professora Angela (PSOL) questionou a realidade enfrentada pelos profissionais da educação pública, ressaltando a importância da valorização e do cuidado com a saúde mental. Ela lamentou o falecimento de duas professoras em sala de aula, Silvaneidei Monteiro e Rosane Maria Bobato, neste ano. “Suas mortes não foram fatalidades. Foram resultado de um sistema que nos esgota, que nos cobra o impossível e que normaliza o sofrimento”, declarou.
Na sequência, Eder Borges (PL) foi à tribuna e acusou o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire de “sucatear” a educação brasileira. “As nossas crianças estão sendo violentadas por esta educação sindical que desgraçadamente tomou o nosso país”, criticou ele, que também é filho de uma professora aposentada. “Feliz Dia dos Professores e não dos sindicalistas", disse o vereador de Curitiba.
Rendendo homenagem aos professores, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) lembrou, em aparte a Borges, do período em que lecionou na Escola Superior da Polícia Civil do Paraná. “Todo dia é Dia do Professor, Dia do Mestre”, mencionou Sidnei Toaldo (PRD), cuja esposa é professora. “Ser professor é mais que transmitir conteúdo, é construir o futuro com paciência e amor, [...] ser professor, hoje, não é fácil”, completou.
Marcos Vieira (PDT) também rendeu felicitações à categoria profissional, reconhecendo os "heróis, esses mestres que têm a responsabilidade e a assumem, todos os dias, para formar cidadãos de bem”. O vereador citou, ainda, as diversas dificuldades enfrentadas pela categoria, como as questões salariais.
Líder da oposição, Vanda de Assis (PT) saudou, em especial, os servidores públicos da educação, tanto da rede municipal quanto da estadual, e explicou que o dia 15 de outubro remete à data da promulgação, por Dom Pedro I, do decreto de 1827, que instituiu o Ensino Primário no Brasil. A vereadora, que já havia abordado o tema nesta terça (14), voltou a pedir o fim do desconto dos 14% sobre os servidores aposentados.
“Os professores não apenas ensinam, eles transformam vidas, [...] viva todos os professores, viva a educação crítica, viva Paulo Freire”, concluiu Assis. No encerramento da sessão desta quarta, o presidente Tico Kuzma (PSD) também parabenizou os professores pelo trabalho executado diariamente.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba