CMC Podcasts discute projeto para promover feiras de Curitiba
Fernando Klinger (PL) recebeu os convidados no estúdio da Diretoria de Comunicação Social (DCS) em bate-papo mediado pela jornalista Michelle Stival. (Foto: Kim Tolentino/CMC)
Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.
Para dar mais visibilidade às feiras de Curitiba e fortalecer o pequeno empreendedor, o vereador Fernando Klinger (PL) propõe que os painéis eletrônicos da cidade divulguem, diariamente, informações sobre os eventos. A medida busca valorizar a cultura local e incentivar o turismo e a economia de bairro, promovendo o reconhecimento das feiras como espaços de convivência, cultura e geração de renda.
A iniciativa foi apresentada no episódio 18 do programa “Você quer que vire lei?”, do CMC Podcasts, mediado pela jornalista Michelle Stival, da Diretoria de Comunicação Social (DCS). Para o bate-papo, o parlamentar convidou Halisson Pantarola, CEO do grupo Outdoor Mídia, e Claudia Dias, feirante, que reforçaram a importância de dar mais visibilidade às feiras municipais, tanto para ampliar o público consumidor quanto para reconhecer o papel dos feirantes na economia criativa de Curitiba.
O que prevê o projeto de Fernando Klinger?
O projeto de lei de Fernando Klinger propõe acrescentar o artigo 10-A à lei municipal 8.471/1994, que regulamenta a publicidade ao ar livre, garantindo que, nos painéis eletrônicos do tipo LED ou tecnologia similar, todo anúncio reserve pelo menos uma hora diária a conteúdo definido pelo Município — com 30% desse tempo destinado à divulgação das feiras de Curitiba.
O CMC Podcasts também está no Spotify.
A proposta também prevê que a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) aprove previamente a grade de veiculação (horários, formatos e duração das inserções) e utilize a lista oficial de feiras publicada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT). De acordo com Klinger, a medida não gera custos adicionais ao Município, pois aproveita a infraestrutura de mídia urbana já existente, e contribui para fortalecer o turismo e o comércio local. Atualmente, a proposta aguarda parecer da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação.
Assista à íntegra do episódio 18 do “Você quer que vire lei?”:
Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!
Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições. O seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão diretamente impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada. A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da CMC e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada dia 19 de agosto e vai até o final de novembro de 2025.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba