Departamento de Política Sobre Drogas apresenta agenda do Junho Branco

por Fernanda Foggiato — publicado 19/05/2021 10h35, última modificação 01/06/2021 09h31
Mês de prevenção às drogas terá atividades com transmissão ao vivo pelos canais da Prefeitura de Curitiba nas redes sociais, além da eleição de conselheiros.
Departamento de Política Sobre Drogas apresenta agenda do Junho Branco

Na pandemia, segundo Thiago Ferro, “infelizmente aumentou a quantidade de pessoas usuárias de drogas”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária desta quarta-feira, o responsável pelo Departamento de Política Sobre Drogas da capital, o ex-vereador Thiago Ferro. A convite do presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros), ele pediu apoio na divulgação da programação do Junho Branco, mês de prevenção às drogas instituído pela lei municipal 15.439/2019, de autoria de Ezequias Barros (PMB). 

Ferro defendeu que a prevenção é mais efetiva e mais barata que o tratamento e reinserção social dos dependentes químicos. Neste período de pandemia infelizmente aumentou a quantidade de pessoas usuárias de drogas no município de Curitiba. E aí eu faço um destaque e chamo a atenção dos pais, para que observem com cuidado seus filhos. E, mais do que isso, que tenham um relacionamento, a conversa, o diálogo com seus filhos. O fortalecimento da família sem dúvida nenhuma é a melhor prevenção às drogas para nossas futuras gerações”, argumentou. 

Deixo uma pergunta a todos os vereadores. Que família hoje não tem uma pessoa infelizmente envolvida com o vício de substâncias legais ou ilegais?”, acrescentou. O Junho Branco é uma parceria do Departamento de Política Sobre Drogas com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comped). A abertura será no dia 1º, às 10 horas. Dentre outras atividades, live no dia 2, às 19h30, reunirá o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, e o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Bertioga (confira aqui a programação).

O Junho Branco será encerrado com a promoção, entre os dias 28 e 30, da Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas. Além da eleição das organizações não governamentais que integrarão o Comped no biênio 2021-2022, serão realizados trabalhos em eixos temáticos (saiba mais). 

O convidado exibiu vídeo com mensagem de Quirino Cordeiro, que colocou a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, à disposição do Município. Ferro também explicou os eixos de atuação do Departamento de Política Sobre Drogas: estudo, pesquisa e avaliação; cuidado com o dependente e sua família; reinserção social; governança, gestão e integração; e prevenção. No eixo de reinserção, por exemplo, destacou os três hotéis sociais, cada um com 50 vagas. Na governança, a Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental. 

Tico Kuzma apoiou a indicação de Thiago Ferro para o Departamento de Política Sobre Drogas, vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT). “Fica aqui este convite a todos os vereadores, que possam compartilhar essa agenda [do Junho Branco”, reforçou o presidente da Câmara de Curitiba.

As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.