Plenário confirma campanha educativa; prêmios aprovados em 1º turno

por Fernanda Foggiato — publicado 19/05/2021 11h05, última modificação 19/05/2021 11h18
Julho Verde pretende alertar ao câncer de cabeça e de pescoço. Os demais projetos consolidam indicados a honrarias concedidas pela CMC.
Plenário confirma campanha educativa; prêmios aprovados em 1º turno

Noemia Rocha é autora do projeto de lei para criação da campanha educativa Julho Verde. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou os três projetos que constavam na pauta desta quarta-feira (19). Em segundo turno, com 34 votos favoráveis e 2 abstenções, o plenário ratificou a criação da campanha Julho Verde, de conscientização ao câncer de cabeça e de pescoço. A iniciativa é da vereadora Noemia Rocha (MDB) e será encaminhada para sanção ou veto do Executivo. 

No Julho Verde, conforme o projeto de lei, o poder público municipal poderá promover ações educativas e preventivas, em cooperação com a iniciativa privada e a sociedade civil organizada (005.00189.2019). A proposta tem como diretrizes estimular a discussão sobre o combate ao câncer de cabeça e de pescoço e incluir informações e mensagens alusivas à campanha em eventos e demais atividades realizadas no decorrer do mês. 

“Este é um projeto singelo, mas de relevância. É uma data [o dia 27 de julho, como Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço] definida em congresso internacional”, disse Noemia Rocha no debate em primeiro turno, nessa terça-feira (18). Ela apresentou aos vereadores, nesta manhã, mensagem de agradecimento de médicos do setor de oncologia do Hospital Erasto Gaertner pela aprovação do projeto. 

Em primeiro turno, a CMC acatou dois projetos de resolução da Comissão de Educação, Cultura e Turismo. Um deles, aprovado com 34 votos favoráveis e 2 abstenções, consolida as 17 indicações dos parlamentares ao prêmio João Paulo II, dentre elas homenagem póstuma à vereadora Dona Lourdes, falecida no dia 1º de abril (016.00001.2021). A honraria é concedida a pessoas e entidades não governamentais ligadas às causas da Igreja Católica. 

A outra proposta de resolução, acatada com 35 votos favoráveis e 2 abstenções, consolida os 22 indicados pelos vereadores ao Prêmio Profissional do Ano, alusivo ao Dia Internacional do Trabalho (110.00001.2021). A homenagem é destinada a pessoas físicas com atuação na indústria, comércio e serviços. As honrarias concedidas pelo Legislativo são regulamentadas pela lei complementar 109/2018. 

As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.