Cultura gaúcha: Dia da Mulher Prenda Tradicionalista é sancionado
O Dia da Mulher Prenda da Cultura Gaúcha será celebrado em 30 de agosto. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Já está em vigor em Curitiba a lei que instituiu o Dia da Mulher Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha no calendário oficial da cidade. A celebração será realizada todos os anos, em 30 de agosto, para reconhecer e valorizar a participação da mulher na transmissão das tradições gaúchas e paranaenses.
A lei municipal 16.553/2025 foi aprovada pela Câmara de Vereadores em agosto deste ano. A iniciativa partiu da vereadora Meri Martins (Republicanos) e também tem como objetivo incentivar a realização de eventos, debates e atividades que destaquem o protagonismo feminino no tradicionalismo.
Veja como foi o debate do projeto que propôs a data comemorativa.
A data simbólica, disse a parlamentar durante a votação em plenário, representa uma política de valorização cultural, de reconhecimento da mulher e de preservação da memória coletiva. “Uma oportunidade de fortalecer nossa identidade histórica, sem esquecer do protagonismo feminino na construção da cidadania e da cultura do nosso povo”, acrescentou, na ocasião.
Conforme a norma, o Poder Público poderá firmar parcerias com entidades culturais, CTGs, grupos folclóricos e instituições educacionais para organizar ações alusivas à data. As comemorações poderão incluir apresentações artísticas, exposições culturais e homenagens a mulheres que se destacam na promoção do tradicionalismo.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba