Comissão Especial do Transporte participa de seminário sobre tarifa zero

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/06/2023 17h30, última modificação 14/06/2023 17h47
Seminário internacional está na sua 3ª edição e acontece em Brasília nesta semana.
Comissão Especial do Transporte participa de seminário sobre tarifa zero

A comissão especial busca elementos técnicos que possam ajudar na elaboração da futura licitação do transporte coletivo de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero enviou dois de seus membros para Brasília (DF) para participarem do 3º Seminário Internacional – Transporte como Direito e Caminhos para a Tarifa Zero. O evento, que começou nesta terça-feira (13), tem o intuito de contribuir com a construção de políticas públicas da tarifa zero e fortalecer mobilizações sociais e articulações em defesa da mobilidade como direito. 

Durante quatro dias – o seminário vai até sexta-feira (16) – serão realizadas mesas técnicas e debates, além de uma audiências pública e uma visita à cidade de Formosa (GO), que é um dos 70 municípios brasileiros que adotaram a política do passe livre no país, segundo levantamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). No Paraná, as cidades de Pitanga, Paranaguá, Faxinal, Quatro Barras, Cianorte, Matinhos, Ivaiporã, Ibaiti, Wenceslau Braz e Clevelândia já têm tarifa zero. 

Presidente da Comissão Especial do Transporte, Herivelto Oliveira (Cidadania) não estará presente no evento, mas sabe da sua importância para Curitiba, por isso designou Jornalista Márcio Barros (PSD) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) como representantes do colegiado. “O seminário mostra a importância do debate e mudança no transporte coletivo de todo o país. A Comissão Especial do Transporte da Câmara de Curitiba não poderia ficar de fora", disse o vereador. 

Para Márcio Barros, a implementação da tarifa zero – uma solução para o sistema de Curitiba que está em estudo pelo colegiado especial – é um estímulo para a adoção de sistemas de transporte público eficientes, sustentáveis e integrados. “Com a redução das barreiras financeiras, mais pessoas são encorajadas a utilizar o transporte coletivo, reduzindo o número de veículos particulares nas ruas e contribuindo para a mitigação dos problemas ambientais e de trânsito”, afirmou.

Gi
orgia Prates falou sobre a expectativa do evento e os benefícios para Curitiba. "É importante a nossa presença neste evento, no sentido de ouvir novas perspectivas sobre um transporte público de qualidade e sem tarifas. Uma troca de experiências. Na Comissão do Transporte, temos defendido a tarifa zero, porque realmente achamos que é possível e que podemos implantar em Curitiba", afirmou.

O Seminário Internacional da Tarifa Zero é uma iniciativa conjunta do Inesc, da Fundação Rosa Luxemburgo, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e do Movimento Passe Livre (MPL). Também participa do evento a vereadora Professora Josete (PT), que integra a Comissão de Serviço Público da CMC. A viagem dos vereadores à Brasília é custeada pela Câmara Municipal e inclui as despesas oficiais com o deslocamento e as diárias.

A Comissão do Transporte

Formada por oito parlamentares, a Comissão Especial do Transporte foi criada a partir da iniciativa de Herivelto Oliveira, eleito presidente do colegiado. Serginho do Posto (União) foi escolhido vice-presidente. A relatoria está com Bruno Pessuti (Pode) e a vice-relatoria com Dalton Borba (PDT). Também são membros os vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta, Jornalista Márcio Barros, Professor Euler (MDB) e Rodrigo Reis (União). 

A partir das entrevistas, reuniões e visitas técnicas, o colegiado pretende reunir elementos técnicos que possam ajudar na elaboração da futura licitação do transporte coletivo de Curitiba. A atual concessão do serviço público vence em 2025. O grupo tem o prazo de 120 dias para elaborar um relatório.