Cigarros em bares podem estar com dias contados

por Assessoria Comunicação publicado 14/07/2008 18h30, última modificação 22/06/2021 06h36
Pesquisas apontam que o fumo é um dos maiores responsáveis pelo aumento do número de casos de câncer no pulmão. Diante deste quadro, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba está analisando projeto que proíbe fumar em bares, casas noturnas, churrascarias, lanchonetes e estabelecimentos afins.
Pela proposta seria proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco. Aos infratores da lei, caso seja aprovada, será aplicada multa de R$ 2 mil e o dobro do valor na reincidência. Os valores serão corrigidos pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, acumulada no exercício anterior. No caso de extinção do índice, será adotado outro criado por lei federal e que aponte a perda do poder aquisitivo da moeda.
Doença
Pesquisas de cientistas brasileiros e norte-americanos comprovam que o não fumante se transforma em fumante passivo quando exposto no mesmo local. O fumo desenvolve ação carcinogênica mista. É capaz de lesar o DNA das células do corpo inteiro, diretamente, e irritar as mucosas, causando inflamação crônica na boca, garganta, brônquios e pulmões. Por isso, pode causar também câncer de bexiga e pâncreas, por exemplo, não ficando limitado às vias aéreas. Com a proibição do fumo em bares e locais similares, pode-se conter o crescimento dos casos de câncer.