Faixas para ônibus disciplinarão trânsito

por Assessoria Comunicação publicado 15/07/2008 15h45, última modificação 22/06/2021 06h35
Para melhorar o trânsito na cidade, projeto em apreciação na Câmara de Curitiba prevê a criação de faixas preferenciais ou exclusivas para os veículos do transporte coletivo. A proposta é que a faixa seja preferencial quando a rua tiver três faixas de circulação de veículos e exclusiva em vias com quatro ou mais faixas.
O projeto foi apresentado após a constatação que muitas são as linhas que cortam o centro, circulando por ruas e avenidas de grande tráfego, concorrendo diretamente com automóveis, que, por sinal, crescem em número considerável. O fator predominando para que a comunidade use o transporte coletivo, além da integração, é o preço da tarifa. Mas, quando se fala no tempo de percurso, a população prefere sair de carro.
Movimento
Como exemplo, pode-se citar uma das linhas de maior movimento, a Colombo/CIC, que liga extremos Norte/Sul, operada por cerca de 60 veículos nos horários de pico. Com a implantação das faixas, o problema do tempo perdido na concorrência com os automóveis de passeio e o número de veículos que operam as linhas estará resolvido. Com isso, acredita-se que é possível atrair novos usuários e reduzir os custos, porque as empresas operadoras recebem por quilômetro rodado. A redução de tempo no trajeto das linhas com menor número de ônibus deve colaborar para que se mantenha o mesmo número de veículos.